Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Porto de Santos vai licitar nova ferrovia interna

Contrato prevê que habilitados compartilhem custos e operações, sob investimento de R$ 891 milhões em cinco anos

Foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) o modelo de desestatização da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), enviado no início do ano pela Santos Port Authority (SPA). Com o aval da corte de contas, a estatal que administra o maior porto do Brasil deverá lançar no terceiro trimestre o chamamento público para que interessados se habilitem em constituir a ferrovia. A companhia trabalha para assinar o contrato ainda neste ano, de forma que as obras comecem em 2023. A Fips vai expandir a capacidade da ferrovia dentro do porto, já próxima da saturação. 

Será um contrato associativo inédito, em que os habilitados compartilharão custos e operações. A Fips demandará investimentos estimados em R$ 891 milhões a serem feitos nos primeiros cinco anos. Hoje, a capacidade ferroviária anual no complexo portuário está limitada a 50 milhões de toneladas frente a uma projeção de capacidade de 115 milhões de toneladas para os próximos 5 a 10 anos das ferrovias que deságuam no complexo (MRS, Rumo e VLI).  

Os investimentos previstos separarão os cruzamentos rodoferroviários e garantirão fluidez ao escoamento por trens, ampliando a eficiência da operação. Um dos principais é a construção da pera ferroviária na região de Outeirinhos. O carrossel de trilhos será o primeiro da margem direita do porto e permitirá que os trens que transportam os grãos para os terminais de exportação retornem para capturar granéis sólidos de descarga no cluster de fertilizantes. Atualmente, a operação de frete de retorno está defasada porque, sem a pera, os trens têm de fazer manobras que demoram horas e drenam eficiência do sistema, tornando-o anticompetitivo. 

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.