Apenas 5 bairros registram uma desvalorização no último ano; os outros 102 bairros pesquisados pelo Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb tiveram crescimento no valor no período.
São Paulo registrou, pelo 34º mês consecutivo, um aumento no preço médio do aluguel. É o que mostram os dados de maio do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado nesta quinta-feira (6). A alta acumulada nos últimos 12 meses atingiu 9,5%, com o valor médio do metro quadrado na cidade chegando a R$ 63,41 – um novo recorde.
Segundo o indicador, levando em conta o último ano, apenas 5 dos 107 bairros analisados tiveram uma redução no valor do metro quadrado.
“Trata-se de um crescimento do preço generalizado e espalhado por toda a cidade. Desde julho de 2021 São Paulo não registra uma retração no preço médio do metro quadrado. É um cenário semelhante ao verificado no Rio de Janeiro”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.
Os cinco bairros que foram na contramão da tendência de aumento são:
- Vila Antonieta: -6,0%
- Vila Aricanduva: – 3,8%
- Cidade Patriarca: -3,6%
- Jardim Peri: -2,6%
- Jardim Santa Teresinha: -0,6%
Já os bairros que registraram a maior valorização no último ano foram:
- Piqueri: 44,3%
- Água Fria: 29,2%
- Vila Constança: 24,9%
- Lapa: 24,6%
- Bom Retiro: 24,0%
“Apesar da variação positiva em quase todos os bairros, é interessante ver que o top 3 é formado exclusivamente por localidades da Zona Norte. São bairros com uma boa oferta de serviços, cuja infraestrutura tem melhorado nos últimos tempos e com preços muitas vezes mais baixos que os de outras regiões, como a Sul”, afirma Reis.
Desconto
Apesar de o preço subir todos os meses na cidade, ainda há espaço para negociar. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em maio foi de 3,7% – 0,1 ponto percentual acima do registrado no mês anterior (abril).