Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Preços dos aluguéis voltam a disparar

Dados do FipeZap mostram que os preços médios subiram 1,61% em fevereiro, oitavo avanço consecutivo

Os preços médios do aluguel no Brasil cresceram exponencialmente nos últimos meses, segundo o último Índice FipeZap. Os dados mostram que os preços médios do aluguel no Brasil subiram 1,61% em fevereiro, o que representa o oitavo avanço consecutivo. Em 12 meses, a alta acumulada é de 17,05%.

Segundo especialistas, o cenário reflete fatores como uma “recomposição de preços” após negociações mais brandas durante a pandemia, a variação dos indexadores de aluguel e a maior demanda por imóveis bem localizados para locação.

De acordo com o indicador, todas as 11 capitais avaliadas registraram alta no mês, com destaque para Florianópolis (SC) e Goiânia (GO), que tiveram avanços de mais de 4% no período. Já São Paulo e Rio de Janeiro, nos últimos 12 meses, registraram variação de 15% e 19%, respectivamente.

Apesar dos aumentos recentes vistos nos preços dos aluguéis, os especialistas indicam que a expectativa é de desaceleração ao longo dos próximos meses.

Alta em São Paulo

O mercado imobiliário paulista começou o ano aquecido. No primeiro bimestre, o volume de vendas em São Paulo aumentou 4,2%. Foram fechados 22.666 contratos de compra e venda, ante 21.734 no mesmo período do ano passado.

Foi o maior volume para o primeiro bimestre desde 2019, segundo análise de dados do índice SPm², da ASB Soluções Imobiliárias, elaborado com base em dados da Secretaria Municipal de Fazenda de São Paulo. No último ano, foram realizadas 163.906 transações na capital paulista, queda de 4,4% ante 2021.

Sazonalidade

No Rio, o cenário é de queda de 29% no primeiro bimestre, de acordo com a calculadora RioM² da ASB. Foram comercializados 3.542 imóveis, ante 5.006 no primeiro bimestre do ano passado. Segundo Adriana Socci Barbosa, sócia da ASB, os primeiros meses do ano são tradicionalmente mais fracos para a venda de imóveis no Rio, com o mercado se aquecendo a partir do segundo semestre.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.