Exportações tiveram uma queda de 43% em comparação com janeiro de 2023
A produção de veículos automotores registrou uma queda de 10,5% em janeiro, em comparação com dezembro de 2023. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea ), foram produzidas 153 mil unidades no mês, contra 171,5 mil no mês anterior. Este resultado é equivalente ao mesmo período do ano passado.
Houve um recuo significativo nas exportações em relação ao mesmo período do ano anterior. As montadoras enviaram cerca de 19 mil veículos ao exterior em janeiro, representando uma queda de 43% em comparação com janeiro de 2023, quando 33 mil veículos foram exportados.
Segundo a Anfavea, a diminuição no volume de vendas para o exterior pode ser atribuída à desaceleração econômica dos principais mercados consumidores de veículos fabricados no Brasil, como Argentina, Chile e Colômbia, que reduziram sua participação nesse comércio em relação ao ano anterior.
Por outro lado, as vendas de veículos no mercado interno apresentaram um aumento de 13% em comparação com janeiro de 2023. No mês passado, os emplacamentos tiveram o melhor desempenho para o primeiro mês do ano desde 2021, com uma média diária de 7.600 unidades emplacadas.