Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Produção industrial recuou 0,6% em novembro

A principal influência negativa no desempenho veio do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias

A produção industrial brasileira registrou uma queda de 0,6% em novembro, marcando o segundo mês consecutivo de retração, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (8). Em outubro, o setor já havia apresentado uma leve baixa de 0,2%. O resultado, contudo, ficou alinhado às projeções de analistas de mercado, que esperavam uma retração de 0,7%.

Apesar das quedas recentes, o desempenho anual da indústria segue positivo. Em relação a novembro de 2023, o setor registrou alta de 1,7%. No acumulado de 2024, a indústria avançou 3,2%, e nos últimos 12 meses, a expansão foi de 3%. Esses números refletem o impacto de um cenário econômico mais aquecido, com desemprego em níveis historicamente baixos, aumento da renda das famílias e condições de crédito mais favoráveis.

Veículos automotores pressionam o setor

A principal influência negativa no desempenho de novembro veio do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, que recuou 11,5%. Segundo André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE, a queda é atribuída a uma base de comparação elevada, já que agosto e setembro apresentaram resultados positivos, com crescimento acumulado de 12,7%.

“Mesmo com a redução de 11,5% neste mês, essa atividade ainda está 14,2% acima do nível em que terminou o ano de 2023”, explicou Macedo. Ele destacou que a retração foi amplificada pela queda generalizada entre os principais produtos do setor, como automóveis, caminhões e autopeças.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.