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Propaganda enganosa liderou queixas na Black Friday

No Reclame Aqui foram feitas 5.447 reclamações até a manhã desta sexta (25), frente a 5.678 no evento de 2021

A edição da Black Friday deste ano continuou a desagradar parte dos consumidores. Até o fim desta sexta-feira, o Procon-SP registrou 697 reclamações relacionados a diversos tipos de problemas. No Reclame Aqui, que começou o acompanhamento das promoções na quarta-feira (23), foram feitas 5.447 reclamações até a manhã de sexta-feira, frente a 5.678 no evento de 2021, uma diferença de 4%.

A propaganda enganosa liderou as queixas. Mesmo contrariada e reclamando dos baixos descontos, parte dos consumidores manteve o interesse em comprar, conforme pesquisa feita pelo Reclame Aqui na sexta-feira.

De acordo com o Reclame Aqui, a coincidência de dois eventos importantes, a Black Friday e a Copa do Mundo, criou expectativas para os varejistas e os consumidores, dividindo a atenção das pessoas, o que pode ter impactado as vendas.

No levantamento que o Procon-SP fez até as 17h do dia da promoção, do total de reclamações, 33,29% eram pela não entrega do produto ou demora; produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado (11,76%), ‘maquiagem’ de desconto (11,76%); produto ou serviço indisponível (10,04%); e mudança de preço ao finalizar a compra (9,47%).

O Reclame Aqui, por sua vez, fez uma pesquisa na manhã de sexta-feira com 1.000 usuários da plataforma. Do total de respondentes, 76,8% disseram que ainda não haviam feito compras, mas a maioria (56%) ainda pretendia comprar. Já 47% não encontraram bons descontos, outros 19,5% consideraram que os preços estavam dentro da expectativa, 16,1% que os produtos estavam mais caros que na Black Friday passada e 17,4% encontraram bons descontos.

Os itens mais reclamados no Reclame Aqui foram serviço de entrega (6,1%), tênis (4,7%), TV (3,7%) e cartão de crédito (3,6%).

A maioria dos consumidores disse ao Reclame Aqui que decidiu esperar para fazer as compras de Natal mais para frente (57%), enquanto 43% viram na data uma boa oportunidades para antecipar. As lojas on-line foram as preferidas para as compras (85,2%); seguidas pela lojas físicas (6,6%), as redes sociais (5,5%) e live commerces (2,7%). Entre os 23,2% de compradores, 12,2% declararam ter gasto até R$ 100 e 16,1% acima de R$ 4 mil.

Pelo Procon-SP, os varejistas mais reclamados foram Magazine Luiza (7,46%); B2W, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato, Lojas Americanas (5,88%); Via, Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com.br (4,16%); Centauro (3,59%); e Amazon Serviços de Varejo do Brasil (3,16%).

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