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Quais os perfis dos consumidores da Black Friday

Comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de R$ 5,1 bilhões com a data deste ano

A última sexta-feira de novembro é marcada pela Black Friday, data considerada como a mais importante do calendário para o varejo. Segundo um levantamento da Precifica, o comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de R$ 5,1 bilhões com a data deste ano.

Para Fábio Sant’Anna, chefe de vendas da Logan, a Black Friday é uma ferramenta que funciona tanto para impulsionar a geração de receita quanto para firmar posicionamentos e propósitos dos anunciantes, mas é necessário que os anunciantes busquem formas de se destacarem no período marcada por centenas de campanhas.

“Em períodos de grande apelo de vendas, o brasileiro é sobrecarregado por campanhas publicitárias, assim, torna-se cada vez mais imprescindível o uso correto dos dados visando o alcance de cada KPI (Key Performance Indicator)”, apontou Sant’Anna.

Para entender os perfis dos consumidores, a Super Small Data, da Logan, fez um levantamento que dividiu a população em quatro grupos de compras, sendo eles os aficionados, os planejados, os observados e os moderados, com o objetivo de auxiliar as empresas nos melhores caminhos para alcançá-los.

No caso dos aficionados, a pesquisa apontou que esse perfil é composto por cerca de 22 milhões usuários únicos, sendo 54% mulheres e 46% homens. Destes, 78% pertencem às classes ABC e 56% têm entre 18 e 54 anos. De acordo com o levantamento, esse grupo é fortemente ligado ao desconto no produto que estão buscando para a data.

Com cerca de 56 milhões de usuários únicos, o grupo dos planejados é composto por 52% de mulheres e 48% de homens, sendo que 85% pertencem às classes ABC e 61% têm entre 18e 54 anos. Na data, essa parcela da população gostam de viver experiências de compras diversas, incluindo com marcas e produtos de primeira compra.

Já os observadores são certa de 28 milhões de usuários únicos, 49% compostos por mulheres e 51% de homens que pertencem às classes ABC (79%) e possuem entre 18 e 54 anos (59%). Na hora das compras, esse grupo faz comparativos de ofertas para terem certeza de que está sendo vantajoso e 82% preferem finalizar suas compras nas lojas.

Por fim, o grupo dos moderados é formado por 14 milhões de usuários únicos, sendo 51% mulheres e 49% homens, sendo que 74% pertencem às classes ABC e 51% se concentram entre 18 e 54 anos. Nas datas comerciais, essa parcela da população prefere não arriscar na compra de produtos que ainda não conhecem e são mais comedidos nos gastos.

“É certo que entender as dinâmicas de cada jornada de consumo, sejam em datas sazonais ou dentro de uma régua de longo prazo, e o estabelecimento de uma estratégia de campanha capaz de alcançar o target, tende a trazer mais efetividade, geração de receitas e efeito multiplicador quanto ao posicionamento da marca”, finalizou Sant’Anna.

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