Presidente terá encontros com autoridades e empresários
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (22) para o Japão, onde irá permanecer uma semana. Ele também irá visitar o Vietnã.
Segundo Jamil Chade, do UOL, o presidente irá propor um acordo comercial com o Mercosul, com o objetivo de fortalecer o bloco e melhorar a relação com o país asiático, em um momento de aumento do protecionismo dos Estados Unidos, com aumentos de tarifas pelo presidente Donald Trump, além de reduzir a dependência da China. O governo também vai buscar vender aeronaves da Embraer.
Caso seja concluído, o acordo também irá aumentar o comércio de produtos brasileiros para o Japão, como carnes bovina e suína, minérios de cobre e ferro, soja, milho e trigo. Segundo a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento), as exportações brasileiras para o Japão alcançaram US$ 5,6 bilhões em 2024, fazendo o País ser o terceiro maior parceiro comercial.
Lula será recebido pelo imperador Naruhito e o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e irá participar de um fórum empresarial. No Vietnã, o presidente irá se encontrar com o primeiro-ministro do Vietã, Pham Minh Chinh, e o presidente país, Luong Cuong. O objetivo é aumentar o comércio com o país asiático.