Fundador e presidente do conselho da MRV, Rubens Menin afirmou nesta quinta-feira (21) que o momento é propício para discutir a reforma da Previdência. Por isso, na avaliação dele, o governo precisa aproveitar a ocasião para fazer as mudanças necessárias. O empresário participou do evento “Os desafios de uma nova era – Além das reformas, o que falta para o país deslanchar de vez?”, promovido por MONEY REPORT.
Menin considerou que, para crescer, o Brasil demanda muito mais do que uma mudança no sistema de aposentadorias. “A reforma da Previdência é só o início do que o país precisa. Tem muita coisa para fazer”, disse.
Ele citou a necessidade de tornar o Estado mais eficiente, combater o desperdício no Poder Público e, principalmente, reduzir a carga tributária e os juros. “Um ponto percentual de juros faz uma diferença muito grande na capacidade das famílias consumirem. A taxa está civilizada, mas precisa cair mais para estimular a concessão de crédito”, explicou.
O empresário indicou que o desenvolvimento do Brasil passa também pelo enriquecimento das famílias com renda mais baixa. “Estimula o consumo, aquece todos os setores e faz o país crescer”, disse.
Sobre o cenário atual, Menin disse que o Ibovespa próximo dos 100 mil pontos mostra que os empresários estão otimistas com os rumos da economia. Ele ressaltou a importância da democracia com um dos pilares para atrair estrangeiros.
O fundador da MRV falou ainda de seu novo negócio. Ele está trazendo a rede de TV norte-americana CNN para o Brasil. Menin disse que a intenção é fazer um jornalismo sério, com padrões éticos. “Apurar os fatos como são, sem ser de esquerda nem de direita”, completou.