A confiança do comerciante brasileiro, após meses em baixa, voltou a apresentar melhora com a percepção da recuperação da economia e o aumento das vendas no mês do Dia dos Namorados. Em junho, o índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), pesquisa mensal da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou um crescimento de 12,2% em comparação a maio, atingindo 98,4 pontos e encerrando um período de cinco quedas seguidas – apesar disso, a taxa se mantém abaixo da zona de satisfação dos 100 pontos.
Entre os fatores que ajudam a contribuir para a avaliação positiva está o incremento gradual nas vendas do varejo. A CNC revisou para cima a projeção de vendas para 3,9% em 2021, com base nas estatísticas de abril do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A entidade também ampliou a estimativa de crescimento do produto interno bruto (PIB) de 3,2% para 3,8%. Em junho, fora o componente de intenção de investimentos em estoque, com queda de 0,2%, os outros subindicadores que formam o Icec tiveram alta. O destaque está na melhora acentuada das Condições Atuais, em 19,3%.
“Por si só, a data dos namorados traz uma movimentação importante ao comércio e serviços, o que não ocorreu no ano passado diante do cenário agravado da pandemia. Mas a retomada vem se desenhando com a desaceleração das medidas restritivas, o que aumenta a confiança do setor. A continuidade do crescimento e do otimismo depende diretamente do avanço na imunização. Há ainda fatores como o auxílio emergencial, que vem desafogando as famílias”, avalia o presidente da CNC, José Roberto Tadros.