Recorde de baixa enfraqueceu a moeda russa. Câmbio chegou a bater 141 por dólar
O rublo da Rússia caiu para um novo recorde de baixa no comércio offshore nesta segunda-feira (7), com os mercados locais fechados para negociação até pelo menos quarta-feira (9). O câmbio enfraqueceu para 133,5 por dólar após fechar em 121,037 na sexta-feira (4), segundo dados da Refinitiv. Na plataforma de negociação EBS, o rublo enfraqueceu até 141,00 por dólar.
Os spreads bid/offer ficaram entre 10 e 15 centavos, apontando para um mercado cada vez mais ilíquido. A negociação na bolsa MOEX Moscou está programada para ser fechada até quarta-feira por um feriado bancário.
Ano em queda
O rublo perdeu mais de 40% de seu valor em relação ao dólar desde o início do ano, com perdas acelerando acentuadamente desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, o que desencadeou sanções abrangentes das capitais ocidentais.
As restrições à Rússia, seus credores, empresas e indivíduos importantes, bem como as contramedidas de Moscou, cortaram cada vez mais os ativos russos dos mercados financeiros globais e tornaram difícil para os investidores negociar quaisquer títulos. “Tornou-se muito difícil negociar o rublo após as sanções”, explicou Aaron Hurd, gerente sênior de portfólio, moeda, da State Street Global Advisors. “A liquidez desapareceu e os mercados tornaram-se muito voláteis.”
Os credit default swaps (CDSs) de cinco anos na Rússia – refletindo o custo para garantir a exposição à dívida soberana do país – subiram para um recorde de 2.619 pontos-base em comparação com 1.725 pontos-base na sexta-feira, mostraram dados da IHS Markit. Os CDs são títulos derivativos que funcionam como uma espécie de seguro, evitando a inadimplência em operações de crédito. As negociações da dívida soberana da Rússia denominada em dólar e euro praticamente pararam, com algumas emissões cotadas a cerca de 20 centavos de dólar ou euro.
Os indicadores de volatilidade implícita do rublo – uma medida da demanda por opções sobre a moeda subindo ou descendo em relação ao dólar – ficaram perto de recordes atingidos na semana passada, com o indicador de uma semana acima de 84% e o de um mês acima de 94%.
O colapso do rublo também atingiu os volumes de negociação. O faturamento da moeda russa no EBS caiu mais de 80% na sexta-feira em relação ao final de fevereiro.
O que MONEY REPORT publicou
- Russos adotam sistema de cartão chinês para driblar sanções
- Como o Brasil vai ficar menos dependente da fertilizantes importados
- Brasil deveria reduzir importações da Rússia, sugerem leitores
- Aeroflot suspende voos para o exterior
- Rússia quer suspender exportação de fertilizantes
- Governo quer mostrar um Brasil seguro para investidores em meio à guerra
- Embrapa quer aliviar dependência de fertilizantes importados
- Ucranianos quebram recorde de compras de Bitcoin na Binance
- Petróleo dispara e trigo sobe quase 40%
- Rússia não deve pagar títulos estrangeiros
- Maior banco da Rússia, Sberbank anuncia saída do mercado europeu
- Abramovich vai vender Chelsea
- Visa e Mastercard bloqueiam instituições financeiras russas
- Volvo anuncia suspensão de exportações para a Rússia
- Europa e EUA concordam em tirar bancos russos do Swift
- A invasão da Ucrânia pode interferir no agronegócio brasileiro?
- Petróleo passa dos US$ 100 após invasão russa