Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Rússia derruba embargo à carne bovina brasileira

Bloqueio sanitário surgiu após registro de um caso de vaca louca no Pará. China já havia suspendido decisão

A Rússia anunciou o fim do embargo sanitário à carne bovina brasileira produzida no estado do Pará, informou nesta sexta-feira (7) o Ministério das Relações Exteriores. “O anúncio, que se soma à recente reabertura do mercado das Filipinas, lograda em 28 de março, e à reabertura de outros mercados, representa a plena normalização do comércio do produto com a Rússia”, afirmou o Itamaraty.

O bloqueio russo surgiu em 1º de março, após a confirmação de um caso atípico de vaca louca (encefalopatia espongiforme bovina) em uma pequena propriedade no município de Marabá, no Pará, em 22 de fevereiro. Outros estados brasileiros puderam seguir exportando sua produção à Rússia.

Segundo comunicado da pasta, diferentemente da forma clássica da enfermidade, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública e tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Até hoje, o Brasil não registrou casos clássicos de vaca louca.

Em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de US$ 165 milhões, equivalente a 24 mil toneladas do produto. Já as Filipinas são o sexto destino das exportações de carne bovina do Brasil, chegando a US$ 275 milhões em 2022 (61 mil toneladas).

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.