As obras estão programadas para começar em 2025 e devem estar prontas até 2027
O Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SP) será o primeiro vertiporto da América Latina, destinado a pousos e decolagens de “carros voadores”, aparelhos autônomos de decolagem vertical e propulsão elétrica – os eVTOLs. A administração ficará por conta da SJK Airport, que anunciou no Instagram sua parceria com a VertiMob Infrastructure para o desenvolvimento do projeto .
A construção do vertiporto será na área ‘run-up’ do aeroporto, onde hoje são realizados testes de motores. Um memorando de entendimento (MoU) foi firmado para iniciar o projeto, que promete transformar a mobilidade urbana em São Paulo.
“A parceria visa desenvolver o ecossistema de Advanced Air Mobility (AAM) no estado de São Paulo, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas e posicionando o Brasil como pioneiro no transporte por eVTOL”, informou a SJK Airport.
As obras estão previstas para começar no início de 2025, com operações planejadas para 2027. O vertiporto será exclusivamente dedicado a carros voadores, garantindo segurança total para todos os usuários e passageiros.
Além disso, São José dos Campos também abrigará a fábrica de veículos voadores da Embraer, consolidando a cidade como um centro de inovação em mobilidade aérea.
O que MR publicou
- Vídeo: O Fusca voador autônomo está pronto para decolar no Brasil
- Embraer divulga primeiras imagens do protótipo de seu carro voador
- Carro voador da Embraer chega ao Brasil até o fim do ano
- Quem será passageiro dos eVTOL?
- Akaer desenvolve IA para pouso seguro de drones
- Anac avalia certificação do EVE, o elétrico de decolagem vertical da Embraer
- Eve e Embraer fabricarão eVTOL em Taubaté (SP)
- Eve avança nos testes de seu eVTOL
- Globalvia vai operar vertiportos da Eve
- Archer Aviation planeja construir 250 táxis aéreos em 2025
- VW revela protótipo de táxi elétrico voador
- Vertical terá carros voadores no Brasil