Novos hábitos de consumo impulsionaram segmento. Suplementos alimentares ganharam força
Nos últimos cinco meses de 2024, o setor de saúde e farma foi o único segmento do varejo online que apresentou alta, registrando um crescimento de 16%. As buscas da categoria alcançaram 137,3 milhões de visitantes únicos – reforçando uma mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros.
Os dados são originais da Conversion e são apresentados no Relatório Setores do E-commerce do Brasil.
Evidenciando um crescimento praticamente constante, o setor de saúde e farmácia foi influenciado pela pandemia. Assim como as mudanças nos hábitos de consumo – incluindo o crescimento significativo das compras online – que persistem até hoje.
O aumento e a facilidade de acesso às plataformas digitais, através de dispositivos móveis, foi apontada como um fator crucial no crescimento das vendas. Segundo a pesquisa, 82% das visitas de saúde e farmácia são feitas por meio dos celulares. Dentre as categorias mais acessadas, o setor fica em quarto, atrás de jóias e relógios, infantil e calçados.
Procura por suplementos
Um mercado que também apresenta crescimento, em decorrência do aumento das vendas ligadas à saúde, são os suplementos. De acordo com o levantamento, os consumidores estão optando pelos suplementos alimentares visando complementar suas dietas e melhorar a qualidade de vida.
Ademais, por conta da conveniência das compras online, junto a confiança das marcas consolidadas no mercado, as vendas e a base de consumidores aumentaram.
Kennedy Lauton, nutricionista e co-fundador da Lauton Suplementos, explica: “esse aumento na procura de suplementação hoje reflete a mudança nos hábitos de consumo e a crescente demanda por saúde e bem-estar”.
Do ponto de vista da instituição, a tendência é que a demanda por esse segmento continue crescendo, sendo consequência da conscientização e facilidade de acesso às plataformas digitais.
A partir da evolução do varejo digital e as novas maneiras de comprar, protagonizadas pelos consumidores, o setor de suplementação no Brasil deve continuar crescendo com novas soluções e maior acessibilidade.