O Fórum Econômico Mundial (WEF) foi fundado há cinquenta anos. Ele ganhou cada vez mais destaque ao longo das décadas e se tornou uma das principais plataformas de pensamento e planejamento futuristas. Como um ponto de encontro da elite global, o WEF reúne os líderes empresariais e políticos junto com alguns intelectuais selecionados. O principal objetivo do fórum é o controle global.
O livre mercado e a escolha individual não são os valores principais, mas o intervencionismo e o coletivismo do estado. A liberdade individual e a propriedade privada devem desaparecer do planeta até 2030, de acordo com as projeções e cenários do Fórum Econômico Mundial.
Oito previsões
A liberdade individual está em risco novamente. O que pode vir adiante foi projetado em novembro de 2016, quando o WEF publicou “8 previsões para o mundo em 2030”. De acordo com esse cenário, o mundo se tornará um lugar bem diferente a partir de agora, porque a forma como as pessoas trabalham e vivem sofrerá uma mudança profunda. O cenário para o mundo em 2030 é mais do que uma previsão. É um plano cuja implementação acelerou drasticamente desde o anúncio da pandemia e os consequentes lockdowns.
De acordo com as projeções do “Global Future Councils” do WEF, a propriedade privada e a privacidade serão abolidas durante a próxima década. A futura expropriação iria além da exigência comunista de abolir a propriedade dos bens de produção, mas deixar espaço para as posses privadas. A projeção do WEF diz que os bens de consumo também não serão mais propriedade privada.
Se a projeção do WEF se concretizar, as pessoas teriam que alugar e emprestar suas necessidades do estado, que seria o único proprietário de todos os bens. O fornecimento de bens seria racionado de acordo com um sistema de pontos de crédito social. As compras no sentido tradicional desapareceriam junto com as compras privadas de bens. Cada movimento pessoal seria rastreado eletronicamente e toda a produção estaria sujeita aos requisitos de energia limpa e meio ambiente sustentável.
Para alcançar a “agricultura sustentável”, o abastecimento de alimentos será principalmente vegetariano. Na nova economia totalitária de serviços, o governo fornecerá acomodação básica, alimentação e transporte, enquanto o restante deve ser emprestado pelo estado. A utilização dos recursos naturais será reduzida ao mínimo. Em cooperação com os poucos países-chave, uma agência global estabeleceria o preço das emissões de CO2 em um nível extremamente alto para desestimular seu uso.
Em um vídeo promocional, o Fórum Econômico Mundial resume as oito previsões nas seguintes declarações:
- As pessoas não serão donas de nada. Os bens serão gratuitos ou devem ser emprestados pelo Estado.
- Os Estados Unidos não serão mais a superpotência líder, mas um punhado de países irá substitui-lo.
- Os órgãos não serão transplantados, mas impressos.
- O consumo de carne será minimizado.
- Ocorrerá o deslocamento maciço de pessoas, com bilhões de refugiados.
- Para limitar a emissão de dióxido de carbono, um preço global será estabelecido em um nível exorbitante.
- As pessoas podem se preparar para ir a Marte e iniciar uma jornada para encontrar vida alienígena.
- Os valores ocidentais serão testados até o ponto de ruptura.
Além da privacidade e da propriedade
Em publicação para o Fórum Econômico Mundial, a ativista ambiental dinamarquesa Ida Auken , que foi ministra do meio ambiente de seu país de 2011 a 2014 e ainda é deputada do Parlamento dinamarquês (Folketing), elaborou um cenário de uma crise mundial sem privacidade ou propriedade. Em “ Welcome to 2030 ”, ela imagina um mundo onde “não possuo nada, não tenho privacidade e a vida nunca foi melhor”. Em 2030, assim diz seu cenário, comprar e possuir se tornaram obsoletos, porque tudo o que antes era um produto agora é um serviço.
Neste novo mundo idílico dela, as pessoas têm livre acesso a transporte, acomodação, alimentação “e todas as coisas de que precisamos em nossas vidas diárias”. Como essas coisas vão passar a ser gratuitas, “acabou não fazendo sentido a gente ser dono de muita coisa”. Não haveria propriedade privada nas casas nem ninguém pagaria aluguel, “porque outra pessoa está usando nosso espaço livre sempre que não precisamos dele”. A sala de estar de uma pessoa, por exemplo, será usada para reuniões de negócios quando ela estiver ausente.
Preocupações como “doenças de estilo de vida, mudança climática, crise de refugiados, degradação ambiental, cidades completamente congestionadas, poluição da água, poluição do ar, agitação social e desemprego” são coisas do passado. A autora prevê que as pessoas ficarão felizes em desfrutar de uma vida tão boa que é muito melhor “do que o caminho que estávamos”.
Paraíso ecológico
Em sua contribuição em 2019 para a Reunião Anual dos Conselhos do Futuro Global do Fórum Econômico Mundial, Ida Auken prevê como será o mundo no futuro “se vencermos a guerra contra a mudança climática”. Em 2030, quando as emissões de CO 2 forem bastante reduzidas, as pessoas viverão em um mundo onde a carne no prato “será uma visão rara”, enquanto a água e o ar serão muito mais limpos do que hoje. Devido à mudança da compra de bens para o uso de serviços, a necessidade de ter dinheiro desaparecerá, porque as pessoas gastarão cada vez menos em bens. O tempo de trabalho diminuirá e o tempo de lazer aumentará.
Para o futuro, Auken prevê uma cidade onde os carros elétricos substituam os veículos de combustão convencionais. A maioria das estradas e vagas de estacionamento se transformarão em parques verdes e zonas de caminhada para pedestres. Até 2030, a agricultura oferecerá, principalmente, alternativas à base de plantas para o abastecimento de alimentos, em vez de carne e laticínios. O uso da terra para produzir ração animal diminuirá muito e a natureza se espalhará pelo globo novamente.
Fabricação de consentimento social
Como as pessoas podem ser levadas a aceitar tal sistema? A isca para atrair as massas são as garantias de saúde pública e uma renda básica universal. Os promotores do “Great Reset” prometem um mundo sem doenças. Devido a órgãos produzidos biotecnologicamente e tratamentos médicos baseados em genética individualizada, uma expectativa de vida drasticamente aumentada e até mesmo a imortalidade são consideradas possíveis. A inteligência artificial erradicará a morte e eliminará as doenças e a mortalidade. A corrida continua entre as empresas biotecnológicas para encontrar a chave para a vida eterna.
Junto com a promessa de transformar qualquer pessoa comum em um super-homem divino, a promessa de uma “renda básica universal” é altamente atraente, principalmente para aqueles que não encontrarão mais trabalho na nova economia digital. A obtenção de uma renda básica sem ter que passar pelo incômodo e desgraça de se candidatar à assistência social é usada como isca para conseguir o apoio dos pobres.
Para torná-la economicamente viável, a garantia de uma renda básica exigiria o nivelamento das diferenças salariais. Os procedimentos técnicos da transferência de dinheiro do estado serão usados para promover a sociedade sem dinheiro. Com a digitalização de todas as transações monetárias, cada compra individual será registrada. Como consequência, as autoridades governamentais teriam acesso irrestrito para supervisionar detalhadamente como as pessoas gastam seu dinheiro. Uma renda básica universal em uma sociedade sem dinheiro forneceria as condições para impor um sistema de crédito social e forneceria o mecanismo para sancionar comportamentos indesejáveis e identificar os “supérfluos e indesejados”.
Quem serão os governantes?
O Fórum Econômico Mundial é silencioso sobre a questão de quem governará neste novo mundo.
Não há razão para esperar que os novos detentores do poder sejam benevolentes. No entanto, mesmo que os principais tomadores de decisão do novo governo mundial não fossem mesquinhos, mas apenas tecnocratas, que razão teria uma tecnocracia administrativa para lidar com os indesejáveis? Qual o sentido para uma elite tecnocrática de transformar o homem comum em um super-homem? Por que compartilhar os benefícios da inteligência artificial com as massas e não manter a riqueza para poucos escolhidos?
Não se deixando levar pelas promessas utópicas, uma avaliação sóbria dos planos deve levar à conclusão de que neste novo mundo não haveria lugar para a pessoa média e que ela seria descartada junto com os “não empregáveis”, “débeis mentais” e “mal educados”.
Por trás da pregação do evangelho progressivo da justiça social pelos promotores do Grande Reset e do estabelecimento de uma nova ordem mundial, esconde-se o sinistro projeto da eugenia, que como técnica agora é chamada de “engenharia genética” e como movimento é chamada de “transumanismo”, termo cunhado por Julian Huxley, o primeiro diretor da UNESCO.
Os promotores do projeto guardam silêncio sobre quem serão os governantes neste novo mundo. A natureza distópica e coletivista dessas projeções e seus planos é o resultado da rejeição do capitalismo livre. Estabelecer um mundo melhor através de uma ditadura é uma contradição em termos. Não menos, mas mais prosperidade econômica é a resposta para os problemas atuais. Portanto, precisamos de mais livre mercado e menos planejamento estatal. O mundo está ficando mais verde e uma queda na taxa de crescimento da população mundial já está em curso. Essas tendências são a consequência natural da criação de riqueza por meio do livre mercado.
Conclusão
O Fórum Econômico Mundial e suas instituições, em combinação com um punhado de governos e algumas empresas de alta tecnologia, querem levar o mundo a uma nova era sem propriedade ou privacidade. Valores como o individualismo, a liberdade e a busca da felicidade estão em jogo, a serem repudiados em favor do coletivismo e da imposição de um “bem comum” definido pela autoproclamada elite de tecnocratas. O que é vendido ao público como promessa de igualdade e sustentabilidade ecológica é, na verdade, um ataque brutal à dignidade e à liberdade humana. Em vez de usar as novas tecnologias como instrumento de melhoria, o “Great Reset” busca usar as possibilidades tecnológicas como ferramenta de escravização. Nesta nova ordem mundial, o estado é o único dono de tudo.
Este artigo é parte de uma série de quatro artigos do professor Antony Mueller.
A primeira parte desta serie de artigos pode ser lida aqui.
A segunda parte desta serie de artigos pode ser lida aqui.
A terceira parte desta serie de artigos pode ser lida aqui
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por Antony Mueller
Publicado originalmente em: bit.ly/3Mg308v