Setor superou o pico anterior de julho em 0,6%
O setor de serviços no Brasil registrou alta de 1% em setembro de 2024, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (13). Com esse avanço, o setor atinge um novo recorde, superando o pico anterior de julho de 2024 em 0,6%.
Em relação a setembro de 2023, o crescimento foi de 4%, marcando o sexto resultado positivo consecutivo na comparação anual. No acumulado do ano, o setor apresenta expansão de 2,9%, enquanto nos últimos 12 meses o crescimento é de 2,3%.
A maior contribuição para o desempenho veio dos serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 1,4% em setembro. Outros setores com resultados positivos foram informação e comunicação (1,0%), transportes (0,7%) e serviços prestados às famílias (0,4%). O único setor com queda foi “outros serviços”, que recuou 0,3%.
Regionalmente, São Paulo (1,0%) e Rio de Janeiro (2,6%) lideraram o crescimento no mês. Das 27 unidades federativas, 16 registraram alta em comparação com agosto.
O segmento de turismo também apresentou desempenho positivo, com alta de 0,5% frente a agosto, colocando-o 8,1% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020). Na comparação anual, o setor de turismo avançou 2,2%, impulsionado pelo aumento nas receitas de restaurantes, eventos culturais, agências de viagens, transporte aéreo e serviços de reserva.