Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Franquias cresceram 14,3% e faturaram R$ 211,4 bi em 2022

Todos os 11 segmentos registraram crescimento, com destaque para Hotelaria e Turismo, Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar

Em 2022, o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento. É o que mostra o balanço anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento do setor superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,06 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela ABF.

Com o resultado, desde o pico da pandemia, são oito trimestres de crescimento ininterrupto. Frente a 2019, o avanço do franchising foi de 13,2%, cuja receita naquele ano totalizou R$ 186,75 bilhões. Já no quarto trimestre de 2022, cuja comparação se deu com igual período do ano anterior, menos impactado pela pandemia, a alta da receita foi de 12,6%, alcançando R$ 63,80 bilhões. Quando comparado ao quarto trimestre de 2019, o crescimento chega a 16,1%.

Em 2022, o setor registrou expansões expressivas na quantidade de unidades, redes de franquia e empregos diretos, o que corrobora o desempenho do setor no ano. “Em 2022 tivemos um amplo retorno dos contatos presenciais e ao longo de todo o período, inclusive com a retomada de hábitos como viagens e grandes eventos. Internamente, mantivemos o aprendizado da pandemia de fortalecer nossa operação em termos de eficiência e gestão, ao mesmo tempo em que continuamos a desenvolver capacidades e canais de venda digitais que mantêm uma participação muito relevante. Com isso, depois de uma curva de recuperação acelerada, voltamos a uma trajetória ascendente”, afirmou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

A pesquisa da ABF revelou que houve expansão no volume de operações em 2022 – crescimento de 7,8% na comparação com o ano anterior, totalizando 184.354 unidades, e de 14,5% frente a 2019. O encerramento de operações ficou em 6%. Quanto aos repasses, o estudo indica que houve uma ligeira redução no ano passado, cujo índice foi de 2,5%, ante 2,8% em 2021. A média de unidades por rede se manteve quase estável (59,3 em 2021 e 59,9 em 2022), mas ainda apresenta uma diferença significativa em relação a 2019, que foi de 55,2.

Segmentos

Os 11 segmentos classificados pela ABF apresentaram crescimento. A maior variação foi em Hotelaria e Turismo, com alta de 24,5%. Um dos mais atingidos pela pandemia, este segmento apresentou uma recuperação mais forte em 2022, alavancado, dentre outros motivos, pelo retorno das viagens corporativas e grandes eventos. Em seguida, aparece o segmento de Alimentação – Food Service, que cresceu 21,5% e foi impulsionado pelo retorno do movimento aos salões com a manutenção de níveis elevados no delivery. Ainda na casa dos 20%, Saúde, Beleza e Bem-Estar foi o terceiro segmento com maior crescimento, avanço de 21,5%.

Cacau Show

O levantamento trouxe uma novidade: a rede Cacau Show alcançou o primeiro lugar da lista pela primeira vez desde que a pesquisa é realizada, com 3.763 operações no ano passado contra 2.827 no período anterior, uma variação positiva de 33,1%, a maior entre as Top 10 do ranking das 50 Maiores Franquias.

Na lista, O Boticário vem em segundo lugar, com 3.687 unidades ante 3.652 no período pesquisado e
variação de 1%. Já o McDonald’s se manteve na terceira posição, somando 2.595 franquias em 2022, contra 2.585 em 2021 e 0,4% de variação.

Projeções

A ABF projeta para o próximo ano um crescimento entre 9,5% e 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e de 10% na quantidade de empregados diretos do setor.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.