Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Shows internacionais impulsionam economia de serviços no Brasil

O deslocamento de pessoas para assistir aos shows levou a um aumento da demanda por serviços de hospedagem, alimentação e transportes

Shows da cantora americana Taylor Swift, além de shows de outros artistas, como Paul McCartney Roger Waters ,impulsionaram a economia de serviços no Brasil em novembro de 2023. Além de alavancar segmentos específicos de serviços prestados às famílias, os shows também geraram um impacto positivo de “transbordamento” na atividade.

Em novembro do ano passado, foram quatro shows da cantora Taylor Swift no país, no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). Além disso, ocorreram quatro shows do cantor Roger Waters, em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), e São Paulo (SP) e um do cantor Paul McCartney no Rio.

O deslocamento de pessoas para assistir aos shows, que ocorreram em diferentes estados brasileiros, levou a um aumento da demanda por serviços de hospedagem, alimentação e transporte. De acordo com o IBGE, o volume de serviços prestados às famílias subiu 2,2% em novembro, ante outubro. Já os serviços de alojamento e de alimentação registraram alta de 1,5%.

“O que podemos dizer é que com fluxo de pessoas [que vão para os shows] isso acaba movimentando, sim, toda uma gama de atividades [de serviços]”, disse Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

O efeito positivo dos shows na economia de serviços também pode ser observado em outros indicadores. Por exemplo, o índice de confiança de serviços subiu 1,2 ponto em novembro, atingindo 115,7 pontos. É o maior patamar desde março de 2022.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.