Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Sob impacto da pandemia, setor de serviços fecha 2020 com retração recorde

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (11) que o setor de serviços teve uma leve queda (-0,2%) em dezembro frente a novembro de 2020, interrompendo seis meses consecutivos de alta. Puxado pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus, o setor encerrou o ano com uma retração acumulada de 7,8%. Foi a baixa mais intensa da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012 para esse indicador. O tombo superou o de 2016 (-5%) e quebrou a sequência de dois anos de resultados não negativos: 2018 (0,0%) e 2019 (1,0%).

Como já era esperado, conforme o IBGE, os setores que mais afetaram o desempenho anual foram os ligados às atividades presenciais. Entre eles estão os serviços prestados às famílias (-35,6%), os profissionais, administrativos e complementares (-11,4%) e os transportes (-7,7%).

“O principal impacto veio dos serviços prestados às famílias, que foi pressionado pela queda na receita dos restaurantes, hotéis, serviços de bufê e produção e promoção de eventos esportivos e atividades de ensino ligadas a cursos profissionalizantes, técnicos e autoescolas, por exemplo”, destacou o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

O único setor que teve resultados positivos no acumulado do ano foi o de outros serviços (6,7%), impulsionado, principalmente, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de corretoras de títulos, valores mobiliários e mercados e administração de bolsas e mercados de balcão organizados.

“Com a queda recente da taxa de juros, famílias e empresas passaram a procurar outras formas de investimento alternativas à poupança e estão migrando para investimentos de renda fixa ou variável. E empresas desses segmentos financeiros auxiliares também tiveram aumento de receita em função dessa intermediação que fazem do mercado financeiro com as famílias e empresas que buscam por aumento de rendimento”, acrescentou Lobo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.