Estado melhorou sua classificação em cinco dos 10 critérios analisados. Confira os top 10
O estado de São Paulo continua na liderança do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a startup Seall. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante o Congresso Brasileiro dos Servidores da Administração Pública (Consad).
São Paulo recebeu uma pontuação total de 72,45, enquanto o segundo colocado, Santa Catarina, recebeu 66,90 pontos. A diferença entre os dois estados é de 5,55 pontos, maior do que a diferença de 3,95 pontos registrada no ano passado.
Houve melhora na classificação em cinco dos 10 critérios analisados, entre os quais solidez fiscal e sustentabilidade social. Na segurança pública, que tem o maior peso no ranking, São Paulo está na quarta colocação, atrás de Santa Catarina, Distrito Federal e Paraíba.
O ranking avalia 99 indicadores, como infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.
No top 10 do ranking, além de São Paulo, o Sudeste conta com outros dois representantes: Minas Gerais (em 6º lugar) e Espírito Santo (em 10º). O Rio de Janeiro é o 11º colocado.
Os três estados do Sul do país estão entre os cinco primeiros: Santa Catarina é o vice-líder, Paraná é o terceiro e o Rio Grande do Sul, quinto lugar. O Centro-Oeste também está representado entre os 10 primeiros, com o Distrito Federal (4º), Goiás (7º), Mato Grosso (8º) e Mato Grosso do Sul (9º).
As regiões Norte e Nordeste não têm nenhum estado entre os 10 mais bem colocados no ranking. O estado nordestino mais bem posicionado é o Ceará, em 12º, seguido pela Paraíba, em 13º. O Amazonas é o 14º colocado, e o Tocantins, o 15º.
Em relação a 2022, não houve mudança de posição dos quatro primeiros colocados do ranking.
Veja a lista dos 10 estados mais bem colocados do ranking:
- São Paulo
- Santa Catarina
- Paraná
- Distrito Federal
- Rio Grande do Sul
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Espírito Santo