Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Sudeste lidera cenário das startups brasileiras

Levantamento também aponta que investimento em startups no Brasil ainda é dominado por homens brancos e heterossexuais

O estudo Startups Mindscape 2024, realizado pelo TEC Institute em parceria com a MIT Technology Review Brasil e o Google Cloud, revelou que a região Sudeste do país concentra a maioria das startups brasileiras, com 77,89% do total. A pesquisa ouviu mais de 100 fundadores e cofundadores de startups brasileiras para mapear a distribuição geográfica e os desafios do setor.

A região Sul aparece em segundo lugar com 14,42%, seguida pelo Centro-Oeste e Nordeste, ambas com 2,88%. A região Norte fica na última posição, com apenas 1,92% das startups.

Perfil dos investidores

O levantamento apontou que o perfil dos investidores em startups no Brasil é predominantemente masculino (81%), autodeclarados brancos (69,23%), heterossexuais (87,50%) e com idade entre 25 e 44 anos (74,04%). O estudo também sugeriu uma possível relação entre o excesso de confiança e o fracasso no empreendedorismo. Entre os entrevistados, 49% dos que possuíam bons conhecimentos, mas falharam, contrastam com 25% dos que não tinham bons conhecimentos e também fracassaram. A confiança era alta tanto entre os bem-informados (88%) quanto entre os que não tinham conhecimento suficiente (77%).

Um dos principais obstáculos apontados pelos entrevistados é a falta de acesso a uma rede de contatos que conecte empreendedores a investidores, citado por 28% dos respondentes como a maior dificuldade na obtenção de conhecimento e investimento. Além disso, 16% mencionaram a falta de mentoria, contatos com outros empreendedores, informações sobre gestão de negócios e suporte tecnológico como barreiras significativas.

Questões de qualificação e gestão

De acordo com o estudo, 51,92% dos fundadores apontaram que o maior desafio no início do empreendimento foi encontrar pessoas qualificadas. A necessidade de delegar tarefas e centralizar menos também foi destacada por 22,12% dos entrevistados como um desafio considerável.

Apesar dos obstáculos, Ferreira vê o mercado com otimismo. “Mesmo com todos os desafios encontrados, o mercado está em forte crescimento. Eu acredito que em poucos anos teremos várias startups figurando também no cenário internacional”, conclui.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.