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Terminais privados devem superar portos públicos em 3 anos

Os TUPs já movimentam 40% dos contêineres 

Os terminais portuários de uso privado (TUPs) se destacaram na movimentação de contêineres no terceiro trimestre de 2023, com uma participação de 40,1% no mercado, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Essa participação vem crescendo nos últimos anos, passando de 31,2% em 2018. Caso o ritmo de crescimento se mantenha, os TUPs devem superar os portos públicos em até três anos.

Essa expectativa se fortalece com a previsão de novos terminais privados, como a Imetame no Espírito Santo, que já recebeu autorização para movimentar contêineres.

Entre julho e setembro, foram movimentados 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) nos TUPs.

A movimentação de cargas conteinerizadas desempenha um papel crucial no cenário global do transporte de mercadorias. A utilização de contêineres oferece eficiência logística, segurança e versatilidade, tornando-se uma escolha preferencial para o transporte de mercadorias de alto valor agregado.

Os portos públicos são administrados pelo Estado e têm seus terminais específicos operados pelo setor privado. Os TUPs, por sua vez, são totalmente privados, inclusive quanto à responsabilidade por dragagem e acesso terrestre.

Entre os 11 TUPs que movimentaram contêineres no terceiro trimestre, cinco associados da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) se destacaram: Portonave (SC), Itapoá (SC), a DPW (SP), Chibatão (AM) e o Terminal Portuário de Pecém (CE). Juntos, os terminais movimentaram 95,2% do total de contêineres transportados por meio dos TUPs.

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