Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont continuam os aeroportos de maior movimentação e crescimento de demanda e oferta
O ano de 2023 foi marcado por um crescimento significativo no setor aéreo brasileiro, com um aumento de 14,7% no tráfego total de passageiros em comparação com 2022, de acordo com o relatório Insight da Aviação Brasileira da Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta).
Os aeroportos com maior crescimento de demanda e oferta de assentos ficaram concentrados no eixo Rio-São Paulo: Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont. A rota entre São Paulo (Congonhas) e o Rio de Janeiro (Santos Dumont) registrou o maior tráfego de passageiros no mercado doméstico, com taxa de ocupação de 62%.
Em 2023, a Latam foi a líder em participação de mercado, representando 36% do total de passageiros, seguida pela Gol, com 32%, e pela Azul, com 31%.
Voos domésticos
O segmento doméstico, que corresponde a 81% do mercado brasileiro de voos, teve alta de 10,4% no tráfego de passageiros em 2023. A rota com maior aumento de oferta de assentos foi a ponte aérea Congonhas-Santos Dumont, enquanto a maior demanda de assentos foi no trecho Congonhas-Brasília.
Viagens internacionais
O segmento de viagens internacionais foi destaque na taxa de crescimento do setor aéreo no país, com alta de 37% do tráfego de passageiros em 2023. A rota internacional mais movimentada foi entre São Paulo e Santiago (Chile), com taxa de ocupação de 82%.
Brasil lidera na América Latina e Caribe
Em 2023, o Brasil continuou liderando o mercado de aviação na América Latina e Caribe, em termos de oferta, medida em assentos por quilômetro (ASK), com 26,3% da capacidade total da região.