Crescimento de 0,5% no volume de vendas em fevereiro marcou o maior patamar da série histórica do IBGE
O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,5% no volume de vendas em fevereiro, na comparação com o mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado marca o maior patamar da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2000. Apesar do desempenho positivo, o número ficou levemente abaixo da expectativa de analistas consultados, que previam alta de 0,6%.
A alta interrompe uma sequência de quatro meses de estabilidade, período em que o setor vinha oscilando próximo de zero, sem variações significativas.
Entre os destaques do mês está o segmento de hiper e supermercados, que voltou a crescer após seis meses de desempenho estagnado. O setor foi uma das principais influências positivas para o resultado geral de fevereiro.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas do varejo subiram 1,5%, ligeiramente abaixo da projeção do mercado, que esperava avanço de 1,6%.