Crescimento de 5% deve ser impulsionado pelo aumento do emprego, da renda e do crédito
O comércio varejista do estado de São Paulo deve registrar o melhor desempenho de sua história em dezembro de 2023, com faturamento estimado em R$ 119,7 bilhões, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
O crescimento esperado é de 5% em relação a dezembro de 2022, já descontada a inflação. A maior alta percentual deve ser do segmento de farmácias e perfumarias, com aumento de 17%.
Para o segmento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, a estimativa é de crescimento de 12%. As lojas de vestuário, tecidos e calçados devem crescer 9%.
O segmento de supermercados, que responde pelo maior faturamento bruto do varejo, deve faturar cerca de R$ 43 bilhões neste mês, um aumento anual de 6%.
Por outro lado, o segmento de materiais de construção deve recuar 6% em relação a dezembro do ano passado.
Segundo a FecomercioSP, o aumento das vendas no varejo paulista deve ser impulsionado por fatores como o aumento do emprego e da renda, além da oferta de crédito. No entanto, o endividamento das famílias, que já está em um patamar elevado, pode limitar o consumo.