Foram 12,02 mil unidades vendidas no mês passado, contra 4,5 mil em janeiro de 2023
O mercado de veículos híbridos e elétricos no Brasil apresentou um crescimento expressivo em janeiro, com um total de 12,02 mil unidades vendidas. Esse volume representa um aumento de impressionantes 167% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram licenciados 4,5 mil veículos eletrificados.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), janeiro deste ano marcou o melhor desempenho para o mês e o segundo melhor resultado de toda a série histórica da entidade.
O aumento das vendas ocorreu mesmo com a volta do imposto de importação para carros 100% elétricos, anteriormente isentos desde 2016, e o aumento das alíquotas para veículos híbridos, reduzidas durante o mesmo período. Em 2023, foram comercializados 93,2 mil veículos híbridos e elétricos, e, embora a maior parte das marcas tenha mantido os preços em janeiro devido aos estoques acumulados antes do aumento da tributação, o mercado continuou aquecido.
Os veículos 100% elétricos, conhecidos como BEVs (Battery Electric Vehicle), representaram 36% do total de veículos eletrificados emplacados, que incluem também os híbridos, denominados HEVs (Hybrid Electric Vehicle), e os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), que são híbridos com capacidade de recarga em tomadas.
Na comparação com janeiro de 2023, o crescimento dos BEVs foi surpreendente, atingindo 477%. Janeiro também registrou vendas de 3,9 mil híbridos plug-in, um aumento de 139% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando uma participação de 32,5% sobre as vendas totais de veículos eletrificados no mês.
Os veículos híbridos convencionais não plug-in totalizaram 3,7 mil emplacamentos em janeiro, equivalendo a 31% do total de veículos eletrificados vendidos.
O modelo BYD Dolphin GS liderou as vendas de veículos 100% elétricos no mês, com 1,5 mil unidades emplacadas, seguido pelo híbrido plug-in BYD Song Plus GS, com o mesmo número de emplacamentos.
O Estado de São Paulo se destacou como o líder nas vendas de veículos eletrificados leves, seguido pelo Rio de Janeiro. Entre as cidades, São Paulo foi a que mais emplacou híbridos e elétricos, seguida por Brasília e Rio de Janeiro.
As cinco montadoras que mais emplacaram veículos eletrificados leves em janeiro foram:
- BYD: 4.298 unidades
- GWM: 2.315 unidades
- Toyota: 1.593 unidades
- CAOA Chery: 752 unidades
- Volvo: 668 unidades
Os cinco modelos mais emplacados foram:
- BYD Dolphin GS 180EV (BEV)
- BYD Song Plus GS (PHEV)
- Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (HEV flex)
- GWM Haval H6 Prem (HEV)
- BYD Seal AWD GS 590EV (BEV)