Anúncio de novas tarifas para pacotes da China impacta plataformas de e-commerce e gera preocupação entre consumidores
As plataformas de e-commerce Shein e Temu registraram queda expressiva nas vendas nos Estados Unidos após o anúncio do fim da isenção tarifária para pacotes de até US$ 800 vindos da China. A medida, anunciada pelo ex-presidente Donald Trump, afetou diretamente os números das empresas, com redução de 16% a 41% nas vendas da Shein e até 32% na Temu entre os dias 5 e 9 de fevereiro, segundo dados da Bloomberg Second Measure.
A mudança na política tarifária pode desestimular os consumidores americanos, que agora temem custos adicionais nas compras feitas pelas plataformas chinesas. O impacto nas vendas também reflete outros fatores, como sazonalidade e aumento da concorrência no setor.
Diante do cenário adverso, tanto Shein quanto Temu buscam alternativas para minimizar os impactos. A Shein tem incentivado seus fornecedores a transferirem parte da produção para o Vietnã, enquanto a Temu está reformulando seu modelo logístico para descentralizar o controle da cadeia de suprimentos.
Apesar do anúncio, Trump afirmou que a revogação da isenção será adiada até que novos sistemas para a cobrança das tarifas sejam implementados. Em 2023, as duas plataformas enviaram cerca de US$ 46 bilhões em mercadorias para os Estados Unidos, de acordo com estimativas da Nomura Holdings.
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