Segmento de pesados avançou 8,63% e o de leves, encolheu 15,2%
O mercado de implementos rodoviários fechou 2023 com queda de 2,4% na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). No ano passado, foram licenciados pouco mais de 151 mil produtos, contra 154,7 mil emplacamentos em 2022.
O segmento de pesados, que inclui reboques e semirreboques, teve desempenho positivo no período, com crescimento de 8,6%. Foram entregues 90,3 mil unidades, contra 82,1 mil em 2022. Esse segmento é influenciado principalmente pelo agronegócio e construção civil, que tiveram demanda aquecida no ano passado.
Já o segmento de leves, que inclui carrocerias sobre chassis, teve queda de 15,2%. Foram emplacadas 60,7 mil unidades, contra 71,6 mil em 2022. Esse segmento atende principalmente o transporte de cargas fracionadas e em percursos menores, como os grandes centros urbanos.
Para 2024, o setor aposta na retomada das obras de infraestrutura e na realização da Fenatran, feira internacional do transporte rodoviário de cargas, como fatores que podem impulsionar as vendas. A Anfir, no entanto, não divulgou expectativa de crescimento para o ano.
Redução de juros é defendida
A Anfir defende a continuidade da redução de juros para facilitar a oferta e o acesso ao crédito para aquisição dos implementos. “É de grande importância também que a redução da taxa Selic não siga dissociada de ações que levem à redução da inadimplência e do endividamento das empresas, como também a uma gestão mais preocupada com os gastos públicos”, afirmou em nota o presidente da associação, José Carlos Spricigo.