As vendas em shoppings cresceram 0,6% em relação a 2022, enquanto o varejo total recuou 0,9%
As vendas de Natal em shoppings do Brasil atingiram R$ 5,63 bilhões entre 19 e 25 de dezembro de 2023, um aumento de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse é o maior patamar de vendas desde 2019, antes da pandemia de covid-19.
No entanto, o varejo total no Brasil recuou 0,9% no mesmo período. As vendas de lojas de rua também caíram 2%.
O presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai, disse que os números do final do ano sinalizam melhorias na economia brasileira. Ele destacou que a menor inadimplência bancária é um indicador positivo.
O tíquete médio das compras em shoppings foi de R$ 207,04, 94,3% maior do que o das lojas de rua, que foi de R$ 106,54. As regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram o tíquete médio mais elevado, de R$ 231,17 e R$ 230,07, respectivamente.