Lojas especializadas, supermercados e artigos gourmet são os setores que mais devem impulsionar resultados
Com a oferta de uma variedade de chocolates e produtos temáticos, a Páscoa se destaca como uma das datas mais lucrativas para o primeiro semestre. Estimativa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) prevê um crescimento de 4,5% nas vendas neste ano. O ambiente festivo e a tradição de presentear contribuem para impulsionar o consumo, o que torna a data um momento-chave para os comerciantes se prepararem para atender à demanda.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), Mauricio Stainoff, ressalta que datas sazonais como a Páscoa são ideais para impulsionar as vendas, independentemente do setor de atuação. “É a data ideal para o lojista que busca um upgrade nas vendas de março e abril, de acordo com os dados do ano passado, o varejo nacional registrou um faturamento médio de R$ 2 bilhões durante o período. Com esse aquecimento, nossa expectativa é de que este ano os números sejam superiores”, afirmou.
Outro destaque é o avanço dos empreendedores individuais, que aproveitam a data para vender os chamados ovos gourmet. As sobremesas são negociadas entre amigos, no trabalho e por meio das redes sociais. “Além dos supermercados e lojas especializadas, muitos brasileiros estão aproveitando o período para produzir chocolates e comercializar em seus círculos pessoais. A iniciativa gira a economia, ajudando toda a cadeia financeira ao redor do indivíduo “, comenta Stainoff.
A tecnologia trouxe novas oportunidades para os lojistas e empreendedores sazonais, com opções de pagamento eletrônico e estratégias de marketing digital, que ampliam o alcance e a visibilidade dos tradicionais chocolates. As maquininhas de cartão, o pagamento via Pix e as redes sociais se tornam aliados para aqueles que buscam praticidade na hora de ir às compras. As ferramentas simplificam a experiência do consumidor, oferecendo-lhes mais conveniência e segurança. Para garantir o sucesso nas vendas, é fundamental que os empreendedores estejam atentos a diversos aspectos, como:
- Produtos: adapte o mix de produtos para oferecer itens relacionados à Páscoa, ficando de olho nas tendências do mercado;
- Marketing: planeje e execute ações de marketing específicas para a data, destacando promoções e produtos sazonais;
- Tráfego do site: antecipe-se ao aumento do tráfego no site durante o período promocional e certifique-se de que sua plataforma esteja preparada para lidar com esse aumento de acessos;
- Estoque: revise e adapte seu estoque para atender à demanda esperada, garantindo que haja produtos suficientes para satisfazer os pedidos dos clientes;
- Logística: estabeleça parcerias logísticas confiáveis para garantir a entrega dos produtos dentro do prazo previsto, mantendo a satisfação dos consumidores;
- Pagamentos: ofereça opções para o seu cliente, não seja obsoleto. Trabalhe com maquininhas, Pix e transações bancárias para facilitar a vida do seu cliente.