O recuo interrompe a alta de 0,6% observada em julho
As vendas do comércio varejista brasileiro registraram uma queda de 0,3% em agosto, em comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (10). O recuo interrompe a alta de 0,6% observada em julho. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor ainda apresenta crescimento de 5,1%.
Entre as atividades pesquisadas, 7 das 8 categorias registraram queda em agosto. Destaques para a retração em “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-3,9%), “livros, jornais, revistas e papelaria” (-2,6%) e “equipamentos de escritório, informática e comunicação” (-2,0%). Apenas o setor de “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria” teve alta de 1,3% no mês.
No comércio varejista ampliado, que inclui setores como veículos, motos e material de construção, a queda foi de 0,8%. O segmento de veículos e motos recuou 5,2%, enquanto o de material de construção registrou leve alta de 0,3%.
Mesmo com a desaceleração em agosto, o setor mantém alta no comparativo anual, com crescimento de 5,1% em relação ao mesmo mês de 2023.