Produtos de linha branca, como geladeira e fogão, também estão entre os mais procurados
As altas temperaturas registradas no Brasil em 2023 estão influenciando no comportamento dos consumidores no e-commerce. De acordo com dados da Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, ventiladores e ar-condicionados lideraram as buscas nas plataformas de vendas online durante o mês de dezembro até esta sexta-feira (22).
Os produtos de linha branca, como geladeira e fogão, também estão entre os mais procurados, além de smartphones, cosméticos e itens tradicionais para as festas de fim de ano, como panetone, bacalhau, azeite e cerveja.
Tiago Mello, Chief Marketing Officer (CMO) e Chief Product Officer (CPO) da Linx, afirma que a alta procura por ar-condicionado e ventilador já vem sendo observada pelo varejo há alguns meses. “Na primeira quinzena de novembro, por exemplo, tivemos um aumento de 15% na busca por esses itens em relação a outubro”, diz.
“O crescimento é natural para o fim do ano, quando as pessoas estão mais dispostas a investir em compras que já estavam ‘namorando’ e esperando o melhor momento para fechar o carrinho, além do calor esperado para os próximos meses”, avalia.
Outro setor que se manteve estável entre os mais procurados na hora da compra online foi o de vestuário. “Mesmo não entrando no top 5, itens de moda aparecem de forma consistente nas buscas nas plataformas de vendas digitais”, diz Mello.
“Este é um momento do ano em que muitas pessoas estão pensando não só nas roupas que irão usar nas festas ou que vão comprar para presentear alguém, mas nas viagens e nas férias”, complementa o executivo.