LONDRES (Reuters) – O número de eleitores que apoiam a realização de um referendo sobre os termos finais de eventual acordo do Reino Unido com a União Europeia sobre a saída do país do bloco superou pela primeira vez aqueles que não apoiam uma votação, de acordo com uma pesquisa do YouGov para o jornal The Times.
Quando perguntados se deveria haver um referendo sobre os termos finais de um acordo para o chamado Brexit, 42 por cento disseram que deveria haver uma nova votação, enquanto 40 por cento disseram que não deveria. O restante disse não saber.
A pesquisa com 1.653 adultos no Reino Unido foi realizada na quarta e quinta-feira desta semana, informou o jornal The Times.
O Brexit foi decidido pela população britânica em um referendo em 23 de junho de 2016 com 51,9 por cento dos votos a fator da saída do Reino Unido da UE, ante 48,1 por cento contra a separação. Muitas pesquisas de opinião erraram o resultado do referendo.
Dois anos depois do referendo, a pesquisa YouGov mostrou que a opinião da maioria dos eleitores sobre a possibilidade de deixar a UE não mudou.
No caso de um novo referendo sobre a adesão do Reino Unido à UE, 45 por cento disseram que votariam para permanecer, enquanto 42 por cento votariam para sair, com 4 por cento dizendo que não votariam e 9 por cento dizendo que não sabem, disse o Times.
(Reportagem de Guy Faulconbridge)