Lançamento da safra mais recente do rótulo chega para recuperar o prestigio da marca em meio ao sucesso de competidores como Armand de Brignac, criado pelo rapper e produtor Jay Z
Celso Masson para Money Report
A primeira vez que bebi uma taça de champagne Cristal, ícone produzido pela Maison Louis Roederer desde o final do século 19, ainda não havia acumulado bagagem para entender o que torna cada garrafa da marca um verdadeiro tesouro.
O ano era 2012 e quem me apresentou aquela maravilha foi o dono do hotel Emiliano, Gustavo Filgueiras, que acabara de ser entronado Chevalier da Ordre des Coteaux de Champagne, honraria concedida apenas a quem se destaca por promover a bebida e a região no mundo.
Desde então, pude degustar outras bebidas de reputação equivalente, além de ter feito uma imersão por maisons de Épernay e Reims, e de ter obtido um certificado de especialização junto à Associação Brasileira de Sommeliers. Apesar do conhecimento adquirido, a sensação que o champagne Cristal provoca segue inigualável.
Mais recente lançada pela maison, a safra 2015 acaba de chegar ao Brasil em quantidade limitadíssima, importada com exclusividade pela Épice. Produzido com a uvas de vinhedos cuidadosamente plantados a partir de 1845 e cultivadas de maneira sustentável e individualizada, o champagne Cristal evoluiu com as práticas mais avançada da viticultura, que incluem o manejo sustentável das plantas, com o uso de compostos biodinâmicos e princípios de permacultura, por meio de um ecossistema integrativo entre o homem e a natureza.
Segundo Jean-Baptiste Lécaillon (acima), cellar master da Louis Roederer, esta safra “revela aromas intensos e deliciosos com uma energia soberba e vibração etérea”. A mineralidade extraordinária é um dos pontos altos, assim como a elegância das borbulhas ultrafinas e os aromas equilibrados.
Seja pela história da marca, cuja garrafa transparente teria sido criada a pedido do czar Alexandre II, seja pela faixa de preço (R$ 4.280), o champagne Cristal é uma joia com poucos concorrentes. Seu custo se assemelha ao do badalado Armand de Brignac, criado em parceria pelo rapper Jay Z (acima) com a maison Cattier e hoje propriedade do conglomerado LVMH. No site Evino, uma garrafa dourada da linha Ace os Spades sai por R$ 4.399. A equivalência de preço opõe dois estilos: um clássico, ligado à nobreza russa, outro moderno, que evoca a vida dos atuais “reis do camarote”. Investir em um ou outro é uma questão de gosto – e estilo.