Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Obras de Renoir são as estrelas do novo prédio do Masp

Espaço Pietro Maria Bardi amplia estrutura do museu e recebe cinco exposições inéditas na inauguração

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugura nesta sexta-feira (28) seu novo edifício, batizado de Pietro Maria Bardi, em homenagem ao primeiro diretor artístico da instituição. Localizado ao lado da estrutura original, projetada por Lina Bo Bardi, a ampliação mais do que dobra a área total do museu, passando de 10.485 metros quadrados para 21.863 m².

A nova construção, com 14 andares, inclui galerias, espaços multiuso, um laboratório de restauro, salas de aula, restaurante e loja. De acordo com o Masp, a ampliação visa proporcionar maior acesso à cultura, além de oferecer infraestrutura adequada para exposições, programas educativos e conservação do acervo.

“Esse novo prédio é uma expansão do Masp, mas também é um Masp totalmente novo, porque é uma outra arquitetura e com outras propostas”, explicou Regina Teixeira de Barros, coordenadora e curadora do acervo.

Exposições inéditas marcam a abertura

Para celebrar a inauguração, cinco exposições serão apresentadas ao público, trazendo recortes do acervo e uma mostra especial sobre a história do museu. Entre elas, estão Histórias do Masp, Renoir, Geometrias, Artes da África e Isaac Julien: Lina Bo Bardi — Um Maravilhoso Emaranhado.

A principal atração é o conjunto de obras do acervo do museu dedicada ao artista francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919). São sendo apresentadas 12 pinturas e uma escultura do artista (no destaque). “Fazia 23 anos que a gente não conseguia mostrar todos os 13 Renoir juntos. Essa é uma oportunidade rara de vê-los juntos”, ressaltou Paulo Vicelli, diretor de experiência e comunicação do Masp.

O percurso sugerido para os visitantes é iniciar a visita no 6º andar e descer progressivamente até o 2º. “As exposições abordam diferentes linguagens artísticas, como vídeo, pintura e escultura, todas partindo do nosso acervo. Esse é um momento para privilegiar e honrar nossa história”, afirmou Vicelli.

O Masp oferece entrada gratuita às terças-feiras e também entre 18h e 20h30 nas sextas-feiras. Informações detalhadas sobre exposições e agendamento de visitas estão disponíveis no site oficial do museu.

Passeio em imagens

(Com informações da Agência Brasil)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.