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Vinho português mais vendido nos EUA chega ao Brasil de veleiro

Inspirada nas Grandes Navegações, a Silk & Spice promove degustações no Guarujá, Ilhabela e Rio de Janeiro

Por Celso Masson

O veleiro de fabricação francesa Dufour, de 46 pés (14 metros), está navegando na costa brasileira envelopado com o logotipo da marca Silk & Spice, a mais nova aposta do grupo Sogrape, o maior do setor de vinhos em Portugal. A intenção de lançar a bordo os rótulos branco e tinto que homenageiam o espírito dos Descobridores partiu do empresário pernambucano Luli Dias, sócio-proprietário da importadora Épice. “Criamos uma experiência que tem tudo a ver com o universo da marca, inspirada na Rota da Seda e nas Grandes Navegações, o que fica evidente no rótulo”, afirmou Dias durante a primeira experiência do vinho a bordo do veleiro no litoral paulista. “Não faria sentido lançar um vinho como esse em um restaurante fechado”.

MONEY REPORT esteve presente na “regata” inaugural, que partiu do Iate Clube de Santos, no Guarujá, para uma degustação e almoço a bordo preparado pelo chef Carlinhos Maia, do tradicionalíssimo Restaurante São Paulo, inaugurado há 79 anos em Santos. O principal prato foi uma criação do empresário Dias: Bacalhau a Luli, guarnecido por purê de mandioquinha, que harmonizou muito bem com o Silk & Spice branco. Blend das uvas bical, arinto e alvarinho, o vinho apresenta aromas de pêssego maduro, melão e flores brancas, equilibrados com notas de baunilha. Custa R$ 115, mesmo preço do tinto, que não foi tão bem com o peixe por ter algum certo açúcar residual – mas se saiu bem com a sobremesa.    

Para o presidente da Sogrape. Fernando Guedes, a Silk & Spice é a celebração da aventura. “Um vinho que considero ser corajoso”, disse. “Estamos muito contentes em ter essa linha no Brasil com a Épice e esperamos conquistar o mercado brasileiro”. Segundo o importador, a marca é a mais vendida entre todos os vinhos de Portugal nos Estados Unidos e tem tudo para crescer rapidamente no mercado brasileiro.

No que depender da estratégia, é possível prever que bons ventos levarão esse tinto ao consumidor interessado em vinhos simples e diretos, mas não convencionais. Elaborado com touriga nacional, alicante bouschet, baga, shiraz e tinta Roriz, o Silk & Spice Red Blend 2023 traz aromas silvestres, notas doces de baunilha e especiarias como noz moscada. Já presente em cartas de restaurantes, lojas especializadas e poucas redes de supermercados, deverá ganhar tração após sua saga marítima pelo Brasil. Apenas em agosto serão quase 40 eventos, contemplando cerca de 150 convidados ligados ao setor. Depois da primeira semana navegando pela costa santista, o Dufour singrará para o Yacht Clube Ilhabela (SP) e para a Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

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