Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
COP28: otimismo cauteloso em meio à desconfiança
A cúpula do clima da ONU (COP28) começoa na quinta-feira (30) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com a expectativa de novos compromissos para limitar o aumento da temperatura global. O presidente do evento, o sultão al-Jaber, assumiu o cargo sob controvérsias, mas mostrou-se otimista de que é possível chegar a um acordo para limitar o aquecimento global em 1,5°C. O objetivo principal do evento é revisar os compromissos assumidos na COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021. Naquela ocasião, os países se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030, em relação aos níveis de 2010, e a atingir a neutralidade de carbono até 2050.]
Lula: planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos
Em seu primeiro discurso na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (1º) que o planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos, de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas, de discursos eloquentes e vazios e do auxílio financeiro aos países pobres que não chega. “O planeta já não espera para cobrar da próxima geração”.
COP 28 aprova fundo climático para países vulneráveis
A COP-28, cúpula climática da ONU, alcançou uma vitória antecipada na quinta-feira (30), com os delegados de quase 200 países aprovando a adoção de um novo fundo para ajudar as nações pobres a lidar com desastres climáticos. O presidente da COP-28, Sultan al-Jaber, afirmou que a decisão enviou um “sinal positivo de impulso para o mundo e para o nosso trabalho aqui em Dubai”.
Brasil pode ser Arábia da energia verde, afirma Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quarta-feira (29) que o Brasil tem potencial para se tornar um grande produtor de energia verde, tornando-se a “Arábia Saudita da energia verde”. Em discurso em Riad, capital da Arábia Saudita, Lula destacou os recursos naturais do Brasil para a produção de energia solar, eólica e hidrelétrica. Ele também ressaltou a meta do Brasil de alcançar o desmatamento zero até 2030.
_______________________________________________________
_____________________________________________________
Desmatamento na Mata Atlântica cai 59% até agosto
O desmatamento na Mata Atlântica caiu 59% de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, informa o novo boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento, parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o MapBiomas. Consolidados na plataforma MapBiomas Alerta, os dados mostram que a área desmatada entre janeiro e agosto foi de 9.216 hectares, ante 22.240 hectares registrados no mesmo período do ano passado.
2023 é o ano mais quente já registrado
O ano de 2023 deverá ser o mais quente já registrado na história, de acordo com relatório preliminar da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado na quinta-feira (30), na COP28, em Dubai. Os dados da OMM, compilados até ao final de outubro, mostram que a temperatura do planeta foi cerca de 1,40°C acima da linha de base pré-industrial de 1850-1900. O estudo lembra que os últimos nove anos, de 2015 a 2023, foram os mais quentes já registrados.
McLaren compra créditos de carbono no Brasil para zerar emissões
A McLaren Racing concordou em comprar créditos de carbono de projetos de reflorestamento na Amazônia e de iniciativas de remoção de CO2 no Reino Unido e nos Estados Unidos como parte de sua tentativa de zerar suas emissões líquidas até 2040, informou a equipe na quinta-feira (30). A McLaren compete na Fórmula 1 e na Fórmula Indy, com emissões provenientes – além do próprio automobilismo – de atividades como viagens aéreas, sendo que a Fórmula 1 deve ter 24 corridas em 22 países diferentes no próximo ano.
_______________________________________________________________
________________________________
Suvinil investe em embalagens e produtos mais sustentáveis
A Suvinil se comprometeu a reduzir suas emissões de CO² em 25% até 2030, tendo como base de comparação o ano de 2018, e, com isso, tornar-se a marca mais sustentável do setor de tintas. Em sua jornada de sustentabilidade, a Suvinil passou a migrar produtos que antes eram feitos à base de solvente para uma tecnologia à base de água, como na linha de vernizes e esmaltes para madeiras e metais lançada no ano passado. Junto com a nova linha, a empresa colocou no mercado sua primeira embalagem de papel em substituição às latas de aço para armazenar vernizes.
Processo seletivo exclusivo para +60 anos
A Universidade de Brasília (UnB) informou que abrirá um processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais como parte de uma política de valorização de pessoas idosas na sociedade. A UnB tem trabalhado para implementar a Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão (Pespc) e, entre as medidas, está o vestibular exclusivo para essa faixa etária. A iniciativa foi divulgada após reunião da Câmara de Direitos Humanos (CDH) da universidade que enumerou três iniciativas para a terceira idade: a criação de atividades, ações, projetos e programas para inclusão, valorização e respeito à dignidade das pessoas idosas; o enfrentamento ao etarismo, e o envelhecer como direito. O etarismo é o preconceito que a pessoa sofre em função da idade.