Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Arqueologia no Metrô; segurança em barragens; LGBTQIA+ sem vagas

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Obra do Metrô SP que corta quilombo histórico será vistoriada

O Ministério Público Federal (MPF) marcou para sexta-feira (19) uma vistoria no Sítio Arqueológico Saracura, no canteiro de obras de uma das futuras estações de metrô da Linha Laranja, na Bela Vista, região central de São Paulo. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi informado pelo procurador Gustavo Torres Soares que deve participar do inquérito que apura possíveis irregularidades na preservação dos vestígios arqueológicos do antigo quilombo urbano do Saracura, que no século XIX às margens do córrego de mesmo nome, hoje canalizado e coberto pelo traçado da Avenida 9 de Julho.



Mineradoras têm até julho para ampliar segurança de barragens

As empresas brasileiras de mineração têm até julho para se adequarem às exigências do novo Padrão Global da Indústria sobre Gestão de Rejeitos (Global Industrial Standard on Tealings Management – GISTM), protocolo lançado em 2020 em resposta aos acidentes deste tipo em todo o mundo. O prazo é válido para as barragens com elevado potencial de danos às pessoas e ao meio ambiente operadas por empresas do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM, na sigla em inglês) ou àquelas que aderiram voluntariamente ao protocolo. Levantamento realizado pela KPMG mostrou que 65 empresas são responsáveis pelas 257 barragens com alto potencial de dano em operação, segundo dados de 2022 da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Julgamento da BHP por Mariana é adiado para 2024

A justiça britânica remarcou para outubro de 2024 as audiências que irão julgar as responsabilidades da mineradora anglo-australiana BHP Billiton na tragédia de Mariana (MG), ocorrida em novembro de 2015, com o rompimento de uma das barragens de rejeitos da Samarco. O processo onde os atingidos são representados pelo escritórioPogust Goodhead tramita desde 2018. Inicialmente, as audiências estavam marcadas para abril de 2024. Mas na sexta-feira (14), os juízes atenderam parcialmente o pedido de adiamento da mineradora, que defendeu a realização da audiência apenas em 2025. A BHP queria mais prazo para permitir a manifestação da Vale, a outra controladora da Samarco e também alvo de processo. A defesa dos atingidos se manifestou contra o adiamento. O desastre de Mariana provocou a morte de 18 pessoas e atingindo 230 municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.



_______________________________________________________

_______________________________________________________

ESG Conference NY: clima extremo exige ações de empresas e governos

Uma das programações centrais da delegação corporativa na Brazilian Week 2023 de MONEY REPORT, em Nova York, foi a MR | Ambipar ESG Conference. Sob o tema “ESG: os próximos desafios e seus impactos nas empresas”, o encontro ocorreu na PricewaterhouseCoopers LLP, com apresentações de Carlo Pereira (Pacto Global da ONU), Jamie Gamble (PwC), Marco Castro (PwC), Rafael Tello (Ambipar Group), Renato Ochman (Ochman Advogados) e Aluizio Falcão Filho (MONEY REPORT), com participação de Renato Casagrande (governador do ES e presidente do Consórcio Brasil Verde). A conferência ocorreu na manhã de quarta-feira (10).

Petrobras divulga metas e ações relacionadas a direitos humanos

A Petrobras divulgou a edição inaugural do Caderno de Direitos Humanos e Cidadania Corporativa referente ao ano de 2022. O caderno apresenta indicadores, metas e ações da empresa relacionadas a direitos humanos e cidadania corporativa. O documento traz uma prestação de contas anual e reforça os compromissos assumidos pela companhia.

_________________________________________



__________________________________________________________


73% afirmam que as empresas têm preconceito em contratar LGBTQIA+

Uma pesquisa do Grupo Croma trouxe à tona uma constatação preocupante: sete em cada dez brasileiros acreditam que o último governo influenciou no aumento do preconceito de gênero ou orientação sexual. Esse dado revela um cenário alarmante em relação aos direitos humanos e à igualdade de gênero no Brasil. A pesquisa mostra que 53% dos brasileiros já sofreram algum tipo de discriminação pela sua orientação sexual. O aumento do preconceito de gênero e orientação sexual é uma questão que deve ser levada a sério, pois pode ter consequências graves para a vida das pessoas. O preconceito afeta a autoestima e a saúde mental das vítimas, além de promover a exclusão social e o desrespeito à dignidade humana. Ainda assim, os trabalhadores LGBTQIA + desejam maior participação no mercado de trabalho, 72% gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade e 68% declaram que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante à diversidade. 

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.