A montadora de automóveis de alto luxo britânica Bentley, de propriedade da Volkswagen, divulgou nesta quarta-feira (26) que investirá £ 2,5 bilhões (US$ 3,4 bilhões) para se tornar sua linha totalmente elétrica até 2030.
Conhecida por seus poderosos motores de 12 cilindros, a empresa fará seu primeiro EV até 2025 em sua fábrica em Crewe, na Inglaterra. O investimento tecnológico preservará cerca de 4 mil empregos. A produção dos três modelos com motores a gás, Continental, Flying Spur e Bentayga, será encerrada em 2026.
A conversão para motores elétricos a bateria faz parte da estratégia Beyond 100 da Bentley, estabelecida em novembro de 2020 para se tornar os veículos e a produção industrial neutros em carbono até o final desta década. “Nosso objetivo é nos tornarmos a referência não apenas para carros de luxo ou credenciais sustentáveis, mas em todo o escopo de nossas operações”, informou o CEO Adrian Hallmark. “Garantir a produção de nosso primeiro veículo elétrico a bateria em Crewe é um momento marcante para a Bentley e para o Reino Unido, pois planejamos um futuro sustentável a longo prazo”, declarou.
A produção de automóvis entre todas as montadoras do Reino Unido caiu em 2021 para o nível mais baixo desde 1984, mas os consumidores britânicos compraram mais veículos elétricos no ano passado – cerca de 15 mil – do que nos cinco anos anteriores combinados.