Deve ser lançado pela Caixa Econômica um programa destinado a implantação de energia solar nas residências brasileiras. Batizado de Caixa Energia Renovável, financiará a aquisição de placas solares com juros de 1,17% ao mês, disse o presidente da instituição, Pedro Guimarães (imagem), no domingo (12). “É a menor taxa de crédito”, disse. Poderá ser contratado por meio do celular, pelo aplicativo Caixa Tem. E terá carência de seis meses e cinco anos para o pagamento.
Sustentabilidade
Guimarães explicou que há outra iniciativa, o Caixa Florestas. Por meio desse programa, o banco pretende investir R$ 150 milhões para patrocinar a plantação de 10 milhões de árvores em cinco anos. Segundo ele, foram selecionados quatro projetos. Serão 4 milhões de árvores, 5 mil nascentes, e 4 milhões de pessoas sendo beneficiadas.
Agência físicas
O presidente da instituição também contou sobre a abertura de 268 agências da Caixa no interior do Nordeste. Ele destacou que o banco vai na contramão dos demais, que estão fechando postos, porque abre agências em locais de difícil acesso, aonde nenhuma instituição chega.
Agronegócio
A Caixa também cresceu no agronegócio, sobretudo para o segmento de baixa renda, no caso o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Programa de financiamento para o custeio e investimentos em implantação, ampliação ou modernização das produções agrícolas familiares.
(com Agência Brasil)