Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasil ardendo; BTG para gaúchos; biocarvão de café da Stellantis

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Brasil registra 154 mil focos de calor no ano

O Brasil iniciou o mês de setembro com mais 154 mil focos de calor registrados este ano, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 2,7 mil focos nas 24 horas a partir da quinta-feira (5). O maior número de frentes de fogo está na Amazônia, que concentra 42,7% dos focos registrados no domingo (1º) e nesta segunda-feira (2). De acordo com o Inpe, como esses dados são gerados por imagens de satélite, que variam em captação de áreas entre 375 metros quadrados (m²) e 4 quilômetros quadrados (km²), cada foco pode representar uma ou várias frentes de fogo ativas. Da mesma forma, uma frente de fogo muito grande pode ser captada por mais de um satélite e representar mais de um foco de calor.

BTG cria fundo para PMEs gaúchas

O BTG Pactual anunciou o fundo “Juntos pelo RS”, destinado a apoiar pequenas e médias empresas (PMEs) do Rio Grande do Sul impactadas pelas enchentes de maio – e setembro. A intenção é captar R$ 40 milhões inicialmente utilizando a modalidade Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC). Cerca de 700 mil PMEs foram prejudicadas e estão em dificuldade para operar. “Temos uma cultura de doação muito reativa no Brasil, mas precisamos pensar na reconstrução a longo prazo”, afirmou Juliana de Paula, diretora de responsabilidade social do BTG Pactual.

___________________________________________________

____________________________________________________________

Mercur lança primeira borracha 100% Amazônia

A fabricante Mercur lançou a primeira borracha nativa da Amazônia, com látex 100% extraído de árvores nativas. A solução vem por meio do Projeto Borracha Nativa, que apoia comunidades extrativistas. A borracha escolar contém 78% de matérias-primas renováveis, não usa pigmentos e é oferecida em uma embalagem com QR Code que direciona os consumidores ao site da rede Origens Brasil. O produto vem de uma parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

Stellantis fará biocarvão de casca de café e pesquisa outras biomassas

A controladora de marcas automobilísticas Stellantis vai produzir biochar em Minas Gerais. O biocarvão vira de cascas descartadas de café. A empresa explora o uso de biomassas, como a cana-de-açúcar, para capturar mais CO2 da atmosfera para alcançar zero emissões até 2050. A intenção é descarbonizar a produção e a cadeia de fornecimento, que cada vez mais se volta aos veículos híbridos.

App faz tradução para indígenas e facilita ensino de robótica

Há pouco mais de um ano um aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) auxilia no aprendizado de estudantes indígenas de Rondônia. O Comunica Tupi-tradutor foi criado a partir de uma demanda dos quase 200 alunos do curso de robótica educacional para indígenas, do Instituto Federal de Ji-Paraná. O alunos tinham dificuldades em entender a inscrição. Desenvolvedora da ferramenta, a pesquisadora do Laboratório de Engenharia Industrial da UFF, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, explicou que dos 52 dialetos falados por brasileiros nativos em Rondônia, o projeto pode atender 32.

Carros eletrificados serão 50% do total das vendas em 2030

A venda de veículos híbridos e elétricos deve representar 50% das vendas do segmento até 2030, divulgou nesta quinta-feira (5) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que conduziu uma pesquisa em parceria com o Boston Consulting Group (BCG). Para os eletrificados leves, o número deve ultrapassar o de veículos a combustão até o fim da década, com 1,5 milhões de unidades. Para 2040, a taxa deve atingir mais de 90%. Entre os veículos pesados, as vendas podem alcançar 60% em 2040. O novos ônibus urbanos somariam 50% das vendas em 2035.

Metade dos novos tripulantes da LATAM Brasil são negros

A Latam alcançou a marca de quase 50% de tripulantes de cabine negros contratados em 2024. Além disso, a comapanhia aérea está ampliando a diversidade geográfica, contratando profissionais de diversas regiões, e promovendo a inclusão de transgêneros. “Com um processo seletivo mais inclusivo e um treinamento completo para os novos contratados, buscamos construir uma equipe mais representativa e qualificada”, diz comunicado.


____________________________________________

_____________________________________

Queimar é tão grave quanto jogar no chão

Queimar plástico em lixões e fogueiras é um problema tão grave para o planeta quanto jogar lixo e detritos no chão, afirmaram cientistas na quarta-feira (4), em uma nova avaliação detalhada de como o plástico se comporta no meio ambiente. O primeiro estudo global sobre poluição plástica do mundo, publicado na revista Nature, identifica a Índia como a maior fonte e a queima como um problema muito maior do que se pensava anteriormente.

Brasileiros debatem futuro da sustentabilidade na ONU

Em 19 e 20 de setembro, a alta liderança empresarial brasileira se reunirá na sede da ONU, em Nova York, para participar do principal evento de sustentabilidade corporativa promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil  no exterior. O evento, coincide com a Assembleia Geral da ONU e terá como foco a evolução da agenda ESG e o impacto negativo de movimentos que questionam pautas ambientais e de direitos humanos. Confira os detalhes neste link.


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.