No início de dezembro, a Copersucar ultrapassou a marca de 8 milhões de créditos de descarbonização (CBios) emitidos no âmbito do programa RenovaBio. Como cada CBio corresponde a uma tonelada de gases de efeito estufa (GEE) que deixaram de ser emitidos na atmosfera, a maior cooperativa brasileira de açúcar e etanol evitou mais de 8 milhões de toneladas de emissões, com efeito semelhante ao trabalho de 56 milhões de árvores ao longo de 20 anos.
“Este resultado ilustra o nosso compromisso de longo prazo com a sustentabilidade e comprova a eficiência na gestão dos indicadores ambientais de produção e logística de cada uma de nossas 34 usinas”, ressalta Bruno Alves Pereira, gerente de sustentabilidade da Copersucar. Desde o início do programa, em 2020, já passaram pela recertificação 8 usinas sócias da Copersucar, com evolução de até 80% em suas notas de eficiência energético-ambientais (NEEA).
De acordo a empresa, a melhoria é fruto de um controle mais detalhado do ciclo de vida do produto, o que ampliou a quantidade de CBios geradas em relação às toneladas de etanol comercializado. Segundo a Copersucar, a quantidade de créditos que as distribuidoras terão que adquirir em 2022 será atingida sem problemas. Instituída pela Política Nacional de Biocombustíveis, serão 35,98 milhões de toneladas de CBios.