Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Desmatamento caindo; ano ainda mais quente; plástico antipoluente

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Desmatamento na Amazônia cai 45,7% em um ano

O desmatamento na Amazônia Legal caiu entre agosto de 2023 e julho de 2024. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os números mostram uma queda de 45,7% do total da área desmatada no período, com 4.374 km². Foi a maior baixa proporcional já registrada. Entre agosto de 2022 e julho de 2023, foram 7.952 km². O levantamento é do relatório anual do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que revela que a área sob alertas é a menor da série histórica iniciada em 2016. No entanto, apesar da queda, em julho foram registrados 666 km² de alertas de desmatamento na Amazônia, um aumento de 33% em comparação com o mesmo mês de 2023 (500 km²), após uma redução de 55% em relação a julho de 2022 (1.487 km²),

2024, o ano mais quente da história

O observatório do clima da União Europeia (UE) alertou na quinta-feira (8) que é “cada vez mais provável” que 2024 se torne o ano mais quente registrado na história. O programa de observação do clima Copernicus (C3S) também destacou que julho passado foi o segundo mais quente dos registros, com média de 16,91ºC no mundo. A média deste ano é superada apenas em 0,04 ºC pelo mês de julho de 2023. O resultado quebra uma série de 12 meses em que o mundo bateu recordes para o mesmo período do ano. “A série de meses recorde acabou, mas por um fio”, declarou Samantha Burgess, vice-diretora do C3S.

Brasileiros criam plástico antipoluente

Coordenados pela professora Maria Inês Bruno Tavares do Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadores brasileiros desenvolveram bioplásticos que se degradam rapidamente tanto em composteiras quanto no ambiente. Utilizando pequenas partículas bioativas de alimentos funcionais, como cenoura e chia, esses bioplásticos não deixam resíduos poluentes, ao contrário dos plásticos sintéticos, que geram micropartículas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Em condições ideais de compostagem, os bioplásticos perdem 90% de sua massa em 180 dias e se degradam mais rapidamente do que os plásticos compostáveis atuais. Publicada na revista Journal of Applied Polymer Science, a pesquisa é apoiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e está em processo de patenteamento. O grupo busca parcerias para a produção comercial do produto.

___________________________________________________

____________________________________________________________

Primeiro café agroflorestal sustentável e orgânico da Amazônia

Lançado em 2015, o Café Apuí Agroflorestal é o primeiro 100% orgânico cultivado em sistema de agrofloresta (SAF) na Amazônia. Este modelo de cultivo, que combina o plantio de café entre mata nativa, contribui para a recuperação de áreas desmatadas e preserva a floresta ainda em pé. O café é destacado por sementes maiores e mais adocicadas devido ao clima e à sombra. Desde 2014 o projeto já plantou mais de 120 mil mudas, restaurou 190 hectares de floresta e envolveu 113 famílias. A produção supera 100 toneladas e o valor de venda triplicou entre 2017 e 2023. O projeto pretende expandir sua atuação para outras regiões e aumentar a renda dos produtores em até 70% até 2027.


Começa a operação da maior frota de ônibus elétricos do Sul

Cascavel (PR) dá um passo significativo na eletromobilidade ao inaugurar um eletroterminal e iniciar a operação da maior frota de ônibus elétricos da Região Sul. O prefeito Leonaldo Paranhos anunciou que em uma décadas toda a frota de transporte público será elétrica, com ônibus sustentáveis e confortáveis monitorados digitalmente. A eletrificação de 12% da frota resultará em uma redução anual de mais de 2.000 toneladas de CO2 nas emissões, equivalente ao plantio de mais de 13 mil árvores. O eletroterminal terá capacidade para carregar simultaneamente 14 ônibus elétricos e contará com dois pontos de recarga adicionais nos terminais Sul e Leste. O projeto inclui ainda a construção de uma usina fotovoltaica.


____________________________________________

___________________________________________________

Medicamentos vencidos viram embalagens ecoeficientes

A RD Saúde, que opera as farmácias Drogasil e Raia, está transformando caixas e bulas de medicamentos vencidos em embalagens da sua linha Natz, como parte de um projeto de economia circular. Em 2023 foram coletadas 280 toneladas de medicamentos vencidos e 1,2 tonelada de papel e papelão. Essas embalagens ecoeficientes são feitas com materiais reciclados, reduzindo o descarte inadequado e a contaminação ambiental. A empresa planeja expandir essa iniciativa para suas outras marcas, como Needs e Caretech para atingir 40% de embalagens mais sustentáveis até 2030.



ESG Day apresentará os desafios à geração de valor

O calendário MONEY REPORT | Agenda de Líderes “IV ESG Day” ocorrerá na manhã de 12 de agosto (segunda-feira) para tratar como empresas lidam com os princípios ambientais, sociais e de governança corporativa para a geração de valor. O evento abordará as conquistas e os desafios a serem alcançados pelas organizações de maior destaque, que serão homenageadas. O evento será transmitido no programa MONEY REPORT TV.

Os temas centrais

  • Minimização de impactos diretos e indiretos
  • Geração de transparência
  • Aplicação de compliance
  • Busca pela diversidade
  • Fatores de competividade

Participarão do painel Carlo Pereira, CEO da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas, Dilma Campos, CEO e partner da Nossa Praia, e Mariana Cardoso, head de compliance do Banco BTG Pactual. Os debatedores serão Patrícia Ellen, diretora e fundadora da AYA Earth Partners e da Systemiq, Priscila Câmara, vice-presidente de care chemicals para a América do Sul da Basf, Rafael Segrera, CEO da Schneider Electric para a América do Sul, e Vittorio Danesi, CEO da Simpress.

Os homenageados serão Bruno Ferrari, oncologista clínico, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas, Daniel Randon, presidente da RandonCorp, Dilma Campos, da Nossa Praia, Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury, Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin, e Rafael Segrera, da Schneider Electric. A mediação ficará com o publisher de MR, o jornalista Aluizio Falcão Filho.


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.