Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
El Niño pode aumentar inflação de alimentos no Brasil
A ata da última reunião do Conselho de Política Monetária, publicada na terça-feira (19), mostrou que o colegiado do Banco Central revisou para cima a estimativa de impacto do El Niño sobre a inflação de alimentos. No último encontro, em novembro, o Copom tinha mantido a hipótese de considerar um impacto relativamente pequeno do fenômeno climático, mas alguns membros alertaram para os efeitos sobre a inflação em caso de aumento da intensidade. Assim, a mudança nas estimativas refletiu a intensificação do El Niño nas últimas semanas.
Começou o verão. O que esperar?
O verão que começou nesta sexta-feira (22) terá clima abafado em todas as regiões do país, segundo o Climatempo. A estação mais quente do ano começou exatamente às 00h27 de sexta-feira (22) e se estende até 20 de março, às 00h06.
Por conta da influência do El Niño, o verão 2023/2024 será caracterizado por:
- Temperaturas acima da média na parte oeste do Brasil, com destaque para os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, região central do Pará e leste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Espírito Santo, Bahia e sul do Piauí também deve ter termômetros acima da média;
- Chuvas abaixo da média na região amazônica, especialmente nos estados do Amazonas e Pará;
- Chuvas acima da média em boa parte dos estados do Sul, Sudeste e sul da região Centro-Oeste, além dos estados da parte norte do Nordeste.
Proteína melhora cana e soja em tempos de calor e seca
À medida que as mudanças climáticas exercem impacto na agricultura, a necessidade de soluções para fortalecer as culturas contra secas, inundações e temperaturas extremas torna-se mais evidente. Nesse cenário, uma das soluções é a proteína Harpin, que se mostra promissora na busca por práticas agrícolas que equilibrem resiliência e sustentabilidade. A proteína é resultado de mais de 20 anos de pesquisas iniciadas na Universidade de Cornell (EUA), pelo cientista Zhongmin Wei, que criou um produto a partir de uma cadeias de aminoácidos hidrolisada secretada por bactérias fitopatogênicas naturais.
Mudanças climáticas prejudicam crescimento do Brasil
Os eventos extremos provocados pela mudança climática estão prejudicando a infraestrutura brasileira e comprometendo o crescimento do país, informou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No relatório Estudos Econômicos da OCDE: Brasil, documento bianual com perspectivas para o país, a organização sugere planejamento nas obras públicas, novas políticas urbanas e o cumprimento mais amplo do Código Florestal.
_______________________________________________________
_____________________________________________________
Lei do Pantanal é sancionada para garantir conservação
Sancionada esta semana, uma lei do Mato Grosso do Sul barra ações humanas que mudem o sobe e desce natural das águas do Pantanal. A normativa arrancou aplausos de ambientalistas a ruralistas e pode embasar uma norma federal para o bioma já em 2024. A legislação publicada na terça (19) proíbe drenagens, barragens e outras obras que interfiram na quantidade e na distribuição de água na região. Ficam liberadas apenas ações com baixo impacto de utilidade pública ou interesse social.
O que MONEY REPORT publicou
- Transparência e regras no ESG facilitariam M&As, alertam especialistas
- A imoralidade da COP28
- WEG e Statkraf querem instalar maior turbina eólica do Brasil
- Trabalho infantil cresceu no governo Bolsonaro
- Percentual de biodiesel no diesel subirá para 14% em março
Quem são os catadores de recicláveis?
O Instituto Heineken e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) apresentaram os resultados de um levantamento iniciado em julho, com o Hub da Cidadania. Em quase cinco meses, o escritório móvel que circula pela cidade de São Paulo identificou necessidades e prestou orientações para 498 pessoas. Além disto, o Hub ajudou a traçar o perfil do catador na cidade. Entre os 498 atendidos, 199 estavam em situação de rua, 148 viviam residências, 96 em centros de acolhimento, 26 em ocupações, 12 em pensões e dois em programas de locação social.
Geração Z prioriza meio ambiente, política e memes
A vontade de expressar opiniões nas redes sociais não é algo novo e até já virou piada no X, ex-Twitter. Mas é algo mais latente entre os nascidos na Geração Z (após 2000), segundo a pesquisa “Vem na Trend 2024” feita pelo Instagram em parceria com a Worth Global Style Network (WGSN). O estudo entrevistou jovens de 16 a 24 anos nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Brasil e Coreia do Sul e concluiu que, para metade dos entrevistados, fazer ativismo nas redes sociais tem o mesmo peso que votar.
_______________________________________________________________
________________________________
O Boticário troca móveis das lojas
Materiais de baixa reciclabilidade, como plásticos misturados e com alta sujidade, tem um novo destino em O Boticário. A partir de agora, os insumos serão utilizados como matéria-prima inédita nos mobiliários das lojas ânfora, o modelo mais atualizado da franquia em termos de design e sustentabilidade. A iniciativa, desenvolvida com a Mão Colorida, substitui as placas MDF e reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade.
Vivo forma joint venture com a Auren
A geradora de energia Auren e a empresa de telecomunicações Vivo fecharam um acordo para criação de uma joint venture focada na venda de energia para o mercado livre, de olho na liberalização que ocorrerá para consumidores de menor porte nos próximos anos. O negócio irá reunir a experiência da Auren no setor elétrico e a capacidade da Vivo na distribuição em escala e oferta de serviços digitais, destacaram as empresas em comunicado conjunto divulgado na segunda (18).