Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Como grilagem verde enganou Boeing e Liverpool FC
Cinco empresas brasileiras e três estrangeiras usaram terras públicas na Amazônia para vender créditos de carbono a multinacionais, apontou a Defensoria Pública do Estado do Pará, em um caso de estelionato ecológico – uma faceta do que se convencionou chamar de greenwashing. O caso expõe a necessidade urgente de regulação dos mecanismos de compensação e permissão do governo ao acesso à terras públicas para a venda de créditos de carbono – mediante destinação de parte do dinheiro para o “dono”, no caso o governo brasileiro, por meio de empresas licenciadas. Entre as vítimas do golpe estão Air France, Boeing, Braskem, Toshiba, Samsung, Kingston, Barilla, as farmacêuticas Bayer e Takeda, além do Liverpool, time de futebol da Inglaterra.
Feira de gestão de resíduos reuniu mais de 200 marcas globais
A 7ª Waste Expo Brasil, maior feira de gestão de resíduos da América Latina, aconteceu de 3 a 5 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reuniu mais de 200 marcas globais para discutir desenvolvimento sustentável e descarbonização. O objetivo era contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Especialistas, executivos e empresas de tecnologia de ponta debateram gestão eficiente de resíduos em grande escala, consumo consciente, reaproveitamento de materiais, economia circular e legislações vigentes na gestão de resíduos.
Irani aporta R$ 900 mil em startup que substitui plástico por fungo
Uma das principais indústrias de papéis e embalagens do Brasil, a Irani investiu R$ 900 mil na startup paranaense Mush. O aporte foi por meio da Irani Ventures, o braço de corporate venture capital da companhia, que tem sede no Rio Grande do Sul. É a segunda investida da empresa em pouco mais de dois meses. Em agosto, foram R$ 1,4 milhão à growPack que faz bioembalagens com palha de milho. No caso da Mush, que recebeu o aporte agora, o foco também é sustentabilidade. A empresa criada em 2019 desenvolve produtos, principalmente de decoração, usando como matéria-prima um biodegradável à base de fungos extraídos de resíduos agrícolas e vegetais.
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Destino sustentável para 261 toneladas de produtos vencidos
Em pouco mais de um ano de operação, as práticas de logística reversa de medicamentos atenderam 70 milhões de pessoas no Brasil, com 3,6 mil pontos de coleta. Nesse período, foram recolhidas mais de 195 toneladas de produtos, evitando danos ao meio ambiente. O Sistema Logmed é uma iniciativa conjunta da indústria, distribuidoras e varejistas para garantir o descarte correto de produtos vencidos ou em desuso. Farmácias e drogarias ganham dispensadores para coleta e os distribuidores levam os resíduos até as indústrias, que os destinam de forma ambientalmente adequada.
ABA lança o “Guia Marketing Sustentável 2030”
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lançou o Guia ABA sobre Marketing Sustentável 2030. O material, elaborado a partir de pesquisa da WFA e da Kantar, identifica os cinco princípios-chave para impulsionar a sustentabilidade nas empresas. Para Nelcina Tropardi, presidente da ABA e diretora-geral de Jurídico, Relaçãoes Governamentais e ESG da Dasa, o marketing sustentável é uma realidade. “Estamos presenciando condutas de sustentabilidade que vão muito além de mera tendência ou estratégia de marketing. As empresas enraizaram seus valores no compromisso de tomar para si o papel de agentes de mudança positiva”, disse.
China prevê investimentos de US$ 14 trilhões em energia até 2060
A China investirá US$ 13,7 trilhões em seu setor de energia até 2060 como parte de seus esforços para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa naquele ano. Os investimentos serão direcionados para o desenvolvimento de fontes de energia renováveis, como solar e eólica, bem como para a modernização da rede elétrica. O prazo dos investimentos está alinhado com a promessa do presidente Xi Jinping de que a China atingirá zero emissões até 2060.
Conheça 7 cervejas sustentáveis
Como em todos os setores, o universo cervejeiro também tem demonstrado, cada vez mais, compromisso com a redução do seu impacto ambiental. Não faltam notícias de grandes players anunciando a adoção de energia limpa nas fábricas ou de logística reversa de suas embalagens, por exemplo. Mas as boas iniciativas não se limitam a isso. Diversas cervejarias mundo afora, ainda que de pequeno porte, vêm usando a criatividade para colocar novas soluções em prática, desde os ingredientes até a embalagem. Clique aqui.
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Febraban lança guia de boas práticas com vulneráveis
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban ) lançou na segunda-feira (2) o Guia de Boas Práticas de Relacionamento com os Vulneráveis. O manual compartilha experiências e práticas das instituições financeiras relacionadas às novas demandas e públicos que exigem ações específicas para com clientes em razão de necessidades especiais, idade, escolaridade, conhecimento digital e superendividamento.
Vídeo: Que tal viver 100 anos?
O jornalista Aluizio Falcão Filho, publisher de MONEY REPORT, comenta no quadro Agenda de Líderes, no programa Nova Manhã (NovaBrasil FM), o documentário “Os segredos das Zonas Azuis”, do Netflix. A produção mostra cinco regiões do mundo muito diferentes entre si, mas que nas quais os moradores atingem mais facilmente os 100 anos. Para tanto, foram identificados quatro fatores fundamentais: alimentação saudável, vida em comunidade, espiritualidade e atividade física moderada e constante. A provocação apresentada é: Você está preparado?
Diversidade e tecnologia melhoram desempenho e retêm talentos
No cenário dos negócios, a noção da equipe tradicional, onde todos seguem um padrão de habilidades e perspectivas de formação comuns, cede espaço para escolhas mais inclusivas e diversificadas. Pensando nisso, o Banco Pan tenta abraçar esses novos valores organizacionais. Diretora jurídica, de pessoas e ouvidoria do banco, Camila Corá em MONEY TALKS comentou. “Priorizamos a diversidade para melhorar a cultura do Pan. Acredito que isso impacta positivamente também o desempenho financeiro”, afirma. Além disso, a diretora vê com otimismo o crescente uso da inteligência artificial no setor, afirmando que as empresas que adotam inovações tecnológicas estarão sempre em uma posição vantajosa para atrair e reter os melhores profissionais.