Dispositivos solares e de armazenamento de energia se juntarão para formar uma microrrede que se espera ser 77% autossuficiente
A cidade de Lakeland, na Flórida, aprovou a construção de uma comunidade com energia solar e armazenamento de energia, formando uma microrrede. O projeto-piloto, de US$ 4,2 milhões, será desenvolvido pela empresa de serviços públicos Lakeland Electric, a desenvolvedora de microrredes BlockEnergy e a construtora Highland Homes.
Cada uma das 77 casas da comunidade terá um arranjo de painéis solares no telhado com capacidade de 8 kW e cada par de casas será conectado a uma bateria de 43 kWh. Haverá também uma unidade central de armazenamento de energia para todo o bairro.
Os dispositivos solares e de armazenamento de energia se juntarão para formar uma microrrede que se espera ser 77% autossuficiente. A Lakeland Electric, que está financiando o projeto, será a proprietária-operadora da energia solar e do armazenamento da Myrtlebrook, e se beneficiará do excesso de energia enviado de volta para a rede elétrica.
Estima-se que o projeto economizará US$ 1,1 milhão em custos. O gerente de tecnologia emergente da Lakeland Electric, Michael Dammer, disse que “porque a geração de energia acontece diretamente no bairro, estamos menos suscetíveis a quedas de energia, o que significa que nossos clientes têm menos probabilidade de enfrentar blecaute devido a tempestades ou qualquer tipo de acidente externo”.
A BlockEnergy planeja iniciar a construção da comunidade de microrredes solares na Flórida no próximo ano, com a Highland Homes iniciando a construção em 2025. A expectativa é que a comunidade esteja concluída no final de 2025 ou início de 2026.