Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Fundo Amazônia atrai líderes; assistência LGBTIA+; investidores apoiam ESG

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Reino Unido pode se juntar ao Fundo Amazônia

Criado para incentivar ações de preservação e de desenvolvimento de baixo impacto ecológico, o Fundo Amazônia pode ganhar o reforço do Reino Unido. “É algo que estamos analisando seriamente”, disse a ministra britânica do Meio Ambiente, Agricultura e Assuntos Rurais, Thérèse Coffey, na segunda-feira (2) em Brasília, em sua primeira visita ao Brasil. Ela afirmou que o governo britânico está conversando com os atuais parceiros do fundo, Noruega e Alemanha, que doaram US$ 1,2 bilhão para a criação da iniciativa – que foi reaberta em um dos primeiros atos de Lula no Executivo. O fundo foi congelado pelo governo de Jair Bolsonaro, alegando irregularidades entre projetos administrados por ONGs, sem apresentar nenhuma prova.

Alemanha retomará investimentos no Fundo Amazônia

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, visitou o estado do Amazonas na segunda-feira (2). Em Manaus, encontrou-se com o governador Wilson Lima (União), reempossado no domingo (1º), com quem falou sobre a Amazônia. Steinmeier veio ao Brasil para prestigiar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, no domingo (1°). No encontro com Lima, o mandatário alemão falou sobre as pretensões de seu país em retomar os investimentos na região através do Fundo Amazônia.

Desmatamento na Amazônia registra mais um recorde em dezembro

A floresta amazônica registrou a 3ª pior marca relacionada ao desmatamento para o mês de dezembro, o último sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao perder 218,41 km² de vegetação. Os números divulgados nesta sexta-feira (6) são referentes até o dia 30 de dezembro do ano passado. Os dados apontam mais um recorde, segundo informações do Deter, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, responsável pelo alerta de destruição florestal em tempo real. 

_________________________________________

________________________________________

Elgin armazenará meio milhão de painéis solares

A fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos Elgin inaugurou um novo centro de distribuição (CD) para atender a demanda de projetos de energia solar. Localizado em Jundiaí, interior de São Paulo, o CD possui capacidade de estoque para mais de meio milhão de painéis fotovoltaicos, além de comportar a produção e montagem dos demais equipamentos do kit solar, com inversores, estruturas metálicas, cabeamentos e outros componentes. A estrutura conta com 21 docas de expedição e capacidade diária para circulação de aproximadamente 40 carretas.

Sony e Honda anunciam carro elétrico

No ano passado, a Sony e a Honda se uniram para entrar no segmento de veículos elétricos. A joint venture Sony Honda Mobility (SHM) apresentou ao público seu primeiro protótipo, Afeela EV, durante a CES 2023. Com eletrônica da Qualcomm, o veículo possui 34 radares e sensores internos e externos, além de 14 câmeras exteriores para auxiliar o motorista e garantir direção autônoma segura. Por enquanto não há informações sobre a autonomia e funcionalidade do elétrico.

Transição para o baixo carbono é prioridade

A retomada do protagonismo na agenda ambiental internacional está entre as prioridades em relação à área ambiental do governo Lula, apontou o relatório final do gabinete de transição, divulgado após o encerramento das atividades desenvolvidas pelos grupos temáticos. O ministério do Meio Ambiente será comandado por Marina Silva. O novo governo tem entre suas metas realizar a transição para economia de baixo carbono, ainda sem regulamentação no país. A estratégia é destinada a conter as emissões de gases de efeito estufa e tem ganhado cada vez mais espaço. Por agenda ambiental é preciso levar em conta um leque vasto: clima, florestas, biodiversidade, povos indígenas, populações tradicionais, água doce, Amazônia, poluição oceânica, energia limpa e descarbonização das cadeias produtivas

Metrô de SP sediou ações contra violência aos LGBTIA+

A população LGBTIA+ da cidade de São Paulo contou com uma unidade móvel de atendimento para alertar sobre o combate à violência, intolerância e discriminação. Na quarta-feira (4) e na quinta (5), das 12h às 17h, a unidade móvel ficou na área externa da Estação Bresser-Mooca, na Linha 3-Vermelha do Metrô. Nos dias 26 e 27, esteve na Estação Patriarca-Vila Ré. Houve atendimento de assistência social, psicológica e jurídica, bem como orientações para realização de boletins de ocorrência.

_________________________________________

_________________________________________

Para 78% dos investidores, ESG deve ser aplicado

A agenda ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) é uma temática determinante para investidores optarem ou não por companhias, como demonstra a pesquisa Global Reporting and Institutional Investor Survey, da EY. De acordo com a pesquisa, 78% dos entrevistados acreditam que as empresas devem investir em parâmetros sustentáveis relevantes aos negócios, mesmo que isso reduza lucros no curto prazo.

Presidente da Randon defende sustentabilidade crescente

A 7ª Galeria de Notáveis de MONEY REPORT contou com o presidente da Randon, Daniel Randon, empresa prestigiada pelas iniciativas de sustentabilidade. Maior exportadora brasileira de transporte de carga, as Empresas Randon (conglomerado de 30 unidades industriais) têm 73 anos de existência e nos últimos cinco deu um salto de internacionalização. Para tanto, resolveu mensurar todas as frentes de ESG que aplica há anos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.