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Garimpos; moda para negros e indígenas; deprimidos; agro e saúde

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Amazônia concentra 92% dos garimpos brasileiros 

Estudo da rede MapBiomas revelou que 91,6% das áreas ocupadas pelo garimpo no Brasil entre 2010 e 2021 se encontram na Amazônia Legal. Terras indígenas e de proteção ambiental foram as principais atingidas, com crescimento de 352% e 632%, respectivamente. Ao todo, a devastação passou de 99 mil hectares em 2010 para 196 mil em 2021, o que corresponde a quase 2 mil km², uma área maior que a da cidade de São Paulo, que tem 1,5 mil km².

C&A lança coleção feita por negros e indígenas

A varejista C&A Brasil e o Instituto C&A lançaram a coleção Identidades, assinada por estilistas negros e indígenas para celebrar a brasilidade na moda. O projeto uniu as marcas Dendezeiro, Isaac Silva Brand, Nalimo e KF Branding, com quatro afroempreendedores que atuam no ramo de joias e bijuterias e estão entre 12 selecionados da segunda edição do Afrolab Moda by Instituto C&A, realizada este ano pelo Instituto em conjunto com a PretaHub: Azulerde, Tropicana, Adajo Aworan e Ímpar Ateliê.

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Harley-Davidson cria marca para suas elétricas

A fabricante de motocicletas Harley-Davidson cindiu nesta terça-feira (27) sua divisão de motocicletas elétricas, LiveWire, fundindo-a com uma nova unidade que será a primeira montadora de motocicletas elétricas de capital aberto dos Estados Unidos. “Esta transação representa um marco orgulhoso e emocionante para a LiveWire em direção à sua ambição de se tornar a marca de motocicletas elétricas mais desejável do mundo”, afirma Jochen Zeitz, presidente e CEO da Harley-Davidson e da LiveWire. “Estamos empolgados com o futuro – em comemoração à nossa lista hoje, temos o prazer de abrir reservas para a versão de produção do S2 Del Mar para o mercado dos EUA.”

Shein quer reduzir em 25% suas emissões até 2030

A varejista de moda Shein cresceu e apareceu. Avaliada em mais de US$ 100 bilhões e com investidores como General Atlantic, Tiger Global Management e Sequoia Capital China, a empresa conta com uma cadeia de produção rápida, que permite colocar 10 mil novos produtos à venda por mês. Apesar do sucesso, a marca ainda enfrenta receios da opinião pública quando o assunto é ESG. Para melhorar essa percepção, a varejista anunciou um ambicioso conjunto de metas. A empresa quer reduzir suas emissões totais de gases de efeito estufa sua cadeia de valor em 25% – ou seja, pretendem melhorar o rastreamento dos produtos e as técnicas adotadas nos diferentes níveis da sua cadeia de fornecimento.

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15% dos trabalhadores sofrem de transtornos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (28) que cerca de 15% dos trabalhadores adultos apresentam algum tipo de transtorno mental. Junto com Organização Internacional do Trabalho (OIT), a OMS cobra ações concretas para abordar questões relacionadas à saúde mental e mercado de trabalho. A estimativa de ambas as organizações é que diagnósticos de depressão e ansiedade custem à economia global algo em torno de US$ 1 trilhão anualmente.

“Aliviamos a fila do SUS”, conta CEO da Central da Visão

Um pouco healthtech e um bom tanto socialtech, a Central da Visão foi criada por Marta Luconi para oferecer serviços cirúrgicos parcelados e a preços convidativos aos pacientes que não possuem plano médico – ou não podem esperar pela fila do SUS. O negócio da empresa é oferecer pacotes aos cirurgiões para a correção de problemas de catarata, principalmente. Parece algo muito específico – e é -, mas em um país onde há 500 mil pessoas esperando por um procedimento que demora 15 minutos nas mãos de um profissional experiente, essa possibilidade não pode ser desconsiderada em seu aspecto social. “Somos uma ponte entre quem não tem crédito e as clínicas, que ficam até 50% do tempo ociosas”, conta Luconi.

Sem responsabilidade não há agro sustentável

O painel “Responsabilidade socioambiental e agricultura sustentável” abriu o seminário MONEY REPORT | Agenda de Líderes “Business Day – Desafios e metas Brasil 2030”, na quinta-feira (29). O tema foi apresentado por Carlo Pereira (diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas), Cristina Andriotti (CEO da Ambipar Environment), Luciana Dalmagro (gestora da Fazenda Alta Conquista) e Marcos Jank (pesquisador e professor de Agronegócio Global do Insper). A mediação ficou com Aluizio Falcão Filho (publisher de MONEY REPORT).

Por uma visão humanizada da saúde

O painel “Saúde e bem-estar” integrou o seminário MONEY REPORT | Agenda de Líderes “Business Day – Desafios e metas Brasil 2030”, nesta quinta-feira (29). O tema foi apresentado por Pedro Thompson (CEO do Grupo Alliar) e Sidney Klajner (presidente do Hospital Israelita Albert Einstein). A mediação ficou com Aluizio Falcão Filho (publisher de MONEY REPORT).

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