Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
Garimpo ilegal em terras indígenas subiu 1.217% em 35 anos
A mineração ilegal em terras indígenas da Amazônia Legal aumentou 1.217% nos últimos 35 anos. De 1985 para 2020, a área atingida pela atividade garimpeira passou de 7,45 quilômetros quadrados (km²) para 102,16 km². De acordo com um estudo elaborado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade do Sul do Alabama, dos Estados Unidos, quase todo o garimpo ilegal (95%) fica em apenas três terras indígenas: a Kayapó, a Munduruku e a Yanomami. Os resultados do trabalho foram publicados na revista Remote Sensing.
PF combate extração ilegal de minério no Pará
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (8) a operação batizada de Boi Dourado, para combater a extração ilegal de ouro e crimes ambientais conexos em uma fazenda entre os municípios paraenses de Marabá e Curionópolis. No local, passa a Linha de Transmissão Xingu-Rio, responsável por levar energia ao Sudeste do país. Os danos ambientais estão estimados em R$ 20 bilhões, valor mensurado a partir da vastidão da área de extração ilegal, desmatamento, escavações, contaminação do solo, assoreamento e contaminação do Rio Sereno, um afluente do Rio Tocantins responsável pelo abastecimento de várias cidades e que passa próximo à propriedade, com mercúrio e outras substâncias.
Desmatamento na Amazônia tem queda de 61% em janeiro
O desmatamento na Amazônia em janeiro deste ano caiu 61% em comparação com o mesmo período anterior. Foram 167 km² desmatados, em comparação com 430 km² em 2022, a quarta menor marca para o mês na série histórica do Deter, que começou em 2015. Ainda, houve queda em relação a dezembro de 2022, que registrou 229 km² derrubados. Os alertas foram divulgados nesta sexta (10) pelo Deter, sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que divulga informações para o combate ao desmatamento em tempo real. O número confirma as reduções parciais de janeiro e é o quarto mais baixo da série histórica recente do Deter, iniciada em 2015.
_________________________________________
_________________________________________
Startup apresenta primeiro bife de carne suína 100% cultivada
A startup 3D Bio-Tissues (ou 3DBT) conseguiu alcançar um marco importante na área de carne cultivada. A empresa de biotecnologia do Reino Unido acaba de apresentar o primeiro bife do mundo totalmente “cultivado” em laboratório.
- O filé da 3DBT nasceu de células extraídas dos porcos.
- Essas células foram então cultivadas, divididas e transformadas em bife.
- O produto final foi um bife de 9 cm de largura, 4 cm de comprimento e 1 cm de altura.
- A empresa optou por não usar soro fetal bovino na composição, um líquido polêmico feito a partir de fetos bovinos que estimula o crescimento celular.
- No lugar do soro, a 3DBT usou um reforço celular independente e patenteado chamado ‘City-mix’. É ele que fornece integridade estrutural à carne.
Aneel aprova regulamentação para geração de energia pelos consumidores
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou em reunião de diretoria nesta terça-feira (7) a regulamentação do Marco Legal da Geração Distribuída, que estabelece regras para a micro e minigeração distribuída de energia no Brasil. As regras aprovadas abrangem procedimentos e conceitos técnicos que afetam esses projetos de geração de energia, como cobranças pelo uso da rede de distribuição, prazos para que as distribuidoras façam obras de conexão dos sistemas, apresentação de garantia de fiel cumprimento, entre outros.
Empresários negros recebem 32% menos do que brancos
Apesar de representarem mais de 52% dos empreendedores brasileiros, a população negra recebe em média 32% a menos do que brancos donos do próprio negócio. A diferença é ainda maior quando se observa somente o rendimento das empresárias negras. Elas têm uma renda média 39% inferior a de um homem branco. Os dados são de um levantamento realizado pelo Sebrae a partir de dados da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), relativos ao 2º trimestre de 2022.
_________________________________________
_________________________________________
Montadoras terão problemas com demanda de elétricos
As montadoras podem não conseguir fabricar tantos veículos elétricos quanto gostariam e a demanda por esses carros pode não se materializar tão rapidamente quanto o previsto se o governo e a indústria não resolverem uma série de problemas, aponta um estudo sobre o mercado norte-americano. Entre esses obstáculos, uma escassez iminente de matérias-primas para baterias pode colocar os objetivos de governo “em conflito com a realidade da manufatura”, segundo o relatório Moving World de 2023, publicado pela empresa de investimentos UP.Partners.