Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios
M&M’s e Twix restauram corais com mergulhadores
Em parceria com 17 organizações científicas e de conservação, a fabricante de chocolates Mars criou a iniciativa ambiental The Big Build. O objetivo é “plantar” 30 mil corais, “erguendo” um recife de 2,5 mil metros quadrados no arquipélago de Spermonde, no ecologicamente rico Triângulo de Coral da costa de Sulawesi, na Indonésia. A ação faz parte da Mars Sustainable Solutions, que treina parceiros no Reef Stars, um método de restauração com mergulhadores instalando estruturas de aço que ajudam a revitalizar ecossistemas comprometidos pela pesca predatória e mudanças na acidez e nas temperatura das águas. O programa está em andamento em 30 locais em 10 países de clima tropical. Até 2029, uma área total do tamanho de 148 piscinas olímpicas deverá estar madura. Desde 2021, os técnicos do programa na Indonésia detectaram que a população de peixes cresceu 260% depois que o ritmo de crescimento dos corais saltou de 2% para até 70%.
Desmatamento cai na Amazônia, mas aumenta no Cerrado
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na Amazônia, o desmatamento acumulado de agosto de 2022 a julho de 2023 foi de 7.952 quilômetros quadrados, o que representa a menor taxa anual dos últimos quatro anos. Por outro lado, o desmatamento no Cerrado alcançou 6.359 km², a maior área desmatada desde o início do monitoramento pelo sistema Deter em 2019.
Prêmios aos prefeitos que evitarem devastação
O governo federal quer premiar as administrações municipais que melhor trabalharem para conter o desflorestamento ilegal e as queimadas. Nesta quinta-feira (3), em entrevista a rádios de estados amazônicos, Lula defendeu uma ação conjunta entre os entes federados na prevenção de delitos ambientais e disse que não adianta ficar, de Brasília, “brigando contra o desmatamento”.
_______________________________________________________
_____________________________________________________
Negras recebem 48% do salário dos homens brancos
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) aponta que, no primeiro trimestre de 2023, a remuneração média das mulheres negras era de R$ 1.948, o que equivale a 48% do que homens brancos ganham na média, 62% em relação às mulheres brancas e 80% do que os homens negros ganham.Os cálculos da pesquisadora Janaína Feijó mostram que 50% da distância entre a remuneração das mulheres negras e dos homens brancos está relacionada com as características das atividades e funções que elas exercem. “É importante perseverar nas melhorias no campo da educação”, afirmou.
Os 7 empregos mais infelizes
O estudo de 85 anos, desde 1938, foi realizado com mais de 700 profissionais de todo o mundo. Os pesquisadores descobriram que os empregos mais infelizes são aqueles que são solitários e que não exigem interação social.
Os sete empregos mais infelizes, segundo o estudo, são:
- Entregadores
- Motoristas de caminhão de longa distância
- Guardas de segurança
- Trabalhos noturnos, como vigilantes e porteiros
- Trabalhos remotos
- Atendimento ao cliente
- Comércio varejista
Empresas deveriam criar salas de amamentação
Menos da metade das crianças brasileiras (45,7%) são amamentadas de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida, estabeleceu o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). Uma das Metas Globais de Nutrição da Agenda 30, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) é subir esse índice para 70% até 2030. Para que as mães consigam prolongar a amamentação será precisa de apoio das empresas. A pesquisa determinou que elas deveriam contar com locais exclusivos para amamentar, como se estivessem na privacidade de seus lares. Ganham mães e bebês.
BB segue listado no índice ESG de Londres
O Banco do Brasil (BB) foi listado pelo oitavo ano consecutivo no FTSE4Good Index Series, índice da bolsa de valores de Londres que avalia e classifica as empresas com melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa, informou a companhia nesta segunda-feira. O BB obteve score geral de 4,1 em 2023, ante 3,6 em 2022, e alcançando 5,0 no ambiental, a pontuação máxima.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
Empresas com boa nota ESG poluem tanto quanto as mal avaliadas
Companhias com classificação alta na métrica amplamente aceita de governança ambiental, social e corporativa poluem tanto quanto as de baixa pontuação. Essa ausência de correlação se mantém mesmo quando a intensidade de carbono das empresas – suas emissões por unidade de receita ou capitalização de mercado — é comparada unicamente à sua pontuação ambiental. A conclusão é da consultoria de análise de índices Scientific Beta.
ESG Day mostrará como boas práticas melhoram a competitividade
O calendário MONEY REPORT | Agenda de Líderes “III ESG Day”, ocorrerá na manhã de 10 de agosto (quinta-feira). Serão abordadas questões que impactam diretamente no desempenho das organizações. Os eixos:
- Minimização de impactos ambientais
- Como aumentar a transparência
- Melhorar o compliance
- Estimular a diversidade
- Competitividade